domingo, 27 de dezembro de 2015

Festa de Natal na Pediatria do HGVC

A Festa de Natal realizada na Pediatria do Hospital Geral de Vitória da Conquista, alegrou e encantou crianças, famílias e funcionários do hospital. A confraternização contou com chegada do Papai Noel e entrega dos presentes, que  abrilhantou ainda mais este dia tão especial.
Ações como esta busca promover o bem-estar do paciente no período de internação e, assim, contribuir com a sua recuperação. 

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Palestra Inteligência Emocional no HGVC


Gison Santana e Valdenice (cordenadora
do NEP/HGVC)

Gilson Santana iniciou sua palestra falando de Razão e Emoção: podem sim viver em harmonia Podemos sim controlar estes impulsos e trazer mais inteligência para nossas emoções agindo de forma positiva e com grandes benefícios para si mesma. Isso se chama inteligência Emocional que é a capacidade de gerenciar a emoção a favor de um objetivo,  de forma que elas possam contribuir para alcançar o que você espera.
Conheça sua próprias emoções, si conheça, disse Gilson. A consciência de si mesmo é a chave da inteligência emocional. A incapacidade de advertir nossos autênticos sentimentos nos deixa á sua mercê. Aqueles que estão seguros de seus sentimentos, tem uma noção mais segura do que sentem realmente com respeito as decisões pessoais.Inteligência Emocional é um conjunto específico de aptidões utilizadas no conhecimento e processamento das informações relacionadas à emoção. Na história da psicologia moderna o termo “Inteligência Emocional” foi criado pelo americano Daniel Goleman na década de 90 e significa a capacidade de sentir, entender, controlar e modificar o estado emocional próprio ou de outra pessoa de forma organizada.
A equipe equipe do Hospital elogiou muito a palestra, momento muito bom para a interação da equipe multiprofissional.

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Palestra Inteligência Emocional

Acontecerá amanhã 16 de dezembro de 2015  às 9h no auditório do HGVC:

Palestra: Inteligência Emocional

Palestrante: Gilson Vieira de Santana

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Católica de Salvador (1983) e mestrado pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Consultor internacional, palestrante, professor e coordenador de graduação e pós-graduação de diversas faculdades.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Manutenção hospitalar: predial, equipamentos e Tecnologia da Informação

Renato - coordenador Manutenção Predial

Ronaldo - coordenador Tecnologia e Informação








O hospital é um organismo dinâmico, sempre em movimento: paredes e divisórias são seguidamente removidas, deslocadas e acrescidas; alterações espaciais se sucedem em decorrência de exigências administrativas e técnicas; novos equipamentos demandam suportes, apoios, suprimentos e instalações (água, energia elétrica e outros).
A Manutenção Operacional é a que sucede e é a que dá continuidade, prevenindo, conservando, reparando, preservando e assegurando a operacionalidade.
Um hospital precisa de uma equipe de manutenção eficiente e qualificada que garanta o bem estar dos pacientes. Equipes que atuam por trás do tratamento dos pacientes, como a equipe de manutenção, possuem grande importância dentro da equipe multiprofissional. Nenhum atendimento que depende de estrutura física, equipamentos hospitalares poderia ser executado com qualidade, e em tempo hábil, sem que a manutenção mantenha o bom funcionamento dos mesmos.
Por isso é muito importante realizar uma programação de manutenção hospitalar: predial e de equipamentos  que deve ser seguida rigorosamente. A equipe de manutenção, organiza a retaguarda da equipe médica garantindo a segurança operacional dos espaços e equipamentos, sempre racionalizando custo e tempo, sem esquecer o alvo principal, o paciente.
Como em qualquer outra organização, em um hospital a Tecnologia da Informação permeia os vários níveis hierárquicos e funcionais. Assim, na recepção, é comum encontrar sistemas de registro de entrada dos pacientes (sistemas administrativos), enquanto nas unidades especializadas estão os mais sofisticados equipamentos de diagnóstico de doenças (sistemas clínicos). 
Todas estas ações que acontecem no HGVC foram apresentadas por seus coordenadores em 02 de dezembro de 2015. Renato – Serviço de Manutenção Predial, Ronaldo – Serviço de Tecnologia e Informação e Reumar – Serviço de Manutenção de Equipamentos.

sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

HGVC realiza Atualização em Limpeza de Materiais e Esterilização por Gás Plasma de Peróxido de Hidrogênio

Enfª Tríssia Daiana
Aconteceu no dia 03 de dezembro, no auditório do Hospital Geral de Vitória da Conquista-HGVC, ‘Atualização em Limpeza de Materiais e Esterilização por Gás Plasma de Peróxido de Hidrogênio’, promovido pelo Centro de Material e Esterilização do HGVC. Os temas foram ministrados pelas Enfª Msc Wanessa Gomes, enfermeira do CME do HGVC, e Enfª Tríssia Daiana Costa, enfermeira assessora técnica da Distribuidora Labmedica. Contamos com a participação do corpo técnico do CME do HGVC, bem como dos responsáveis técnicos e equipe dos CME’s de estabelecimentos de saúde do município de Vitória da Conquista. Este evento favoreceu no empoderamento teórico para o fortalecimento de boas práticas no CME e contribuiu na integração entre os CME’s.


Enfª Jacira Vilares , Coordenadora da CME e Enfª Wanessa Gomes

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Residência Médica de Pediatria do HGVC participa de ação social

A coordenadora do PRM de Pediatria do HGVC, Márcia Nascimento, participou de uma atividade social promovida pelo Clube da Fraternidade da Loja Maçonica  Fraternidade Conquistense na Creche Jesus de Nazaré no bairro Jardim Ibirapuera. 
Numa ação voluntária, as médicas residentes, junto com a coordenadora, realizaram na unidade de educação infantil avaliação do estado de saúde, crescimento e desenvolvimento , orientações de cuidados e prevenção de doenças, durante 03 dias. "Foi uma ação de responsabilidade social na qual tivemos a oportunidade de inserir o médico residente numa atividade extra junto à comunidade, contribuindo também para a formação dos futuros médicos pediatras", ressalta  a médica Márcia Nascimento.

Reunião de Avaliação do Programa de Residência Multiprofissional HGVC/UFBA


Residentes
O Programa de Residência Multiprofissional em Urgência - PRMU do HGVC e do IMS/CAT – UFBA está no seu 10º mês. Em 03 de dezembro foi feita reunião de avaliação do programa com o Coordenador Márcio Galvão, a Vice-Coordenadora Patrícia Pires, representantes do NEP Valdenice Vieira e Juliana Oliveira.
A Residência é formada pelas áreas de Enfermagem, Farmácia, Nutrição e Psicologia.
Preceptores
O PRMU tem o objetivo de desenvolver no residente habilidades e competências que permitam ao mesmo, inserir-se no mercado de trabalho, sabendo atuar em equipe multiprofissional e transformar a realidade loco-regional, visando a melhoria da qualidade da assistência prestada nos serviços públicos de saúde. 
A reunião se deu em duas etapas: em um primeiro momento com os preceptores e depois com os residentes.
Reuniões periódicas são importantes pois permitem acompanhar a execução do Programa, propondo ajustes e mudanças, quando necessários, à coordenação. Experiências, avanços e desafios foram discutidos nos dois momentos.  

sábado, 5 de dezembro de 2015

Terapias Fotônicas na Área de Saúde



Aconteceu em 29 de novembro de 2015 o I Workshop “Novas Terapias Fotônicas na Área da Saúde em comemoração ao ano Internacional da LUZ. O evento foi uma realização do grupo de Pesquisa Biofotônica Aplicada à Saúde (BAS), do IMS/UFBA, coordenado pela professora Francine Rosa e o professor Luciano Rosa, e conta com a parceria do Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica (CEPOF), do Instituto de Física de São Carlos, da USP.
Esta parceria do grupo de pesquisadores vem desenvolvendo, em Vitória da Conquista, um tratamento pioneiro, denominado de Terapia Fotodinâmica – uma nova e promissora modalidade de tratamento para doenças infecciosas em que se associa corantes fotossensíveis ativados por luzes de diferentes características físicas como o LED e o LASER.
Por enquanto, os atendimentos se restringem a alguns pacientes que foram triados pela a equipe do BAS em conjunto com profissionais do Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) e do Centro de Atenção e Apoio à Vida (CAAV). “Ainda não é um serviço que a equipe oferece à população pelo SUS, estamos trabalhando para que isso aconteça”, declara a professora Francine Rosa, que também é coordenadora do BAS.
De acordo com a organização, o objetivo foi disseminar a utilização de técnicas de Tratamento e Diagnóstico Óptico na área da saúde. Um dos momentos mais importantes da programação do evento foi o curso sobre “Modernas Técnicas Ópticas no Tratamento do Câncer”.
Palestrante Prof. Cristina Kurachi
Instituto de Física da USP

Presentes no evento Enfermeira do NEP, Juliana Oliveira, representou o HGVC pois a mesma acompanha as pesquisas na instituição. A Secretária de Saúde de Vitória da Conquista Márcia Viviane e pesquisadores da UFBA.

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Serviços do CHD, Direção Técnica e Clínica do HGVC

Ontem, 25 de novembro, mais um momento importante para o HGVC. O Centro de Hemorragia Digestiva, a Diretoria Técnica e a Diretoria Médica apresentaram seus serviços. Estes encontros capacitam a equipe e se configuram como espaços de integração, reflexão e não apenas de demandas administrativas.
Os profissionais também puderam refletir sobre o próprio processo de trabalho e o desenvolvimento de ações que visam a mudanças nas práticas de saúde, buscando maior autonomia e integralidade, corroborando com crescimento, aperfeiçoamento e o desenvolvimento das políticas públicas em atenção à saúde.

Apresentação do Centro de Hemorragia Digestiva  - CHD pela Enfermeira Luciene Henrique  e pela médica gastroenterologista Petruska Marques. Além de realizar o exame de endoscopia, o CHD também oferece procedimentos como biópsia hepática, dilatação esofágica, esclerose de varizes esofágicas, gastrostomia, ligadura elástica de varizes esofágicas, polipectomia, retirada de corpo estranho e videolaringoscopia, além de orientar todos os usuários nos cuidados após os serviços prestados.

O  Diretor  Técnico o  médico Geovani Moreno apresentou o serviço da direção técnica do HGVC. O Diretor Técnico, tem como incumbência, além de assegurar condições adequadas de trabalho e os meios imprescindíveis a uma boa prática médica, supervisionar e coordenar todos os serviços técnicos desenvolvidos no estabelecimento de saúde, além de observar o cumprimento das normas em vigor, devendo, ainda, assegurar o funcionamento pleno e autônomo das Comissões de Ética Médica da instituição. Ademais, nos termos do artigo 28 do Decreto nº 20.931/32, a existência do cargo de Diretor Técnico é obrigatória em qualquer organização hospitalar ou de assistência médica, sendo ele o principal responsável pelo funcionamento da instituição, nos termos do artigo 11 da Resolução CFM nº 997/80.


A Diretora Clínica a médica Maria Teresa Araújo de Lorenzo Barcia apresentou a direção clínica. diretor clínico é o médico representante e coordenador do corpo clínico no concerto administrativo do hospital e por esta razão deve ser eleito de forma direta pelos médicos da instituição. É o elo entre o Corpo Clínico e a Direção Técnica e/ou Direção Geral da instituição. São atribuições do Diretor Clínico:
a) Dirigir, coordenar e orientar o Corpo Clínico da instituição;
b) Supervisionar a execução das atividades de assistência médica na instituição;
c) Zelar pelo fiel cumprimento do Regimento Interno do Corpo Clínico da instituição;
d) Promover e exigir o exercício ético da medicina;
e) Zelar pela fiel observância do Código de Ética Médica.

terça-feira, 24 de novembro de 2015

UFBA abre processo seletivo simplificado para contratação de docentes


Estão abertas até o dia 02 de dezembro de 2015 as inscrições para o processo seletivo simplificado para contratação de docentes por tempo determinado do Instituto Multidisciplinar em Saúde, Campus Anísio Teixeira (IMS/CAT), da Universidade Federal da Bahia.

http://www.ims.ufba.br/edital-interno-no-042015-processo-seletivo-para-contratacao-de-docentes-por-tempo-determinado/

sábado, 21 de novembro de 2015

NEP FAZ PALESTRA NA I JORNADA DE ENFERMAGEM DA FAINOR


 O Núcleo de Educação Permanente do HGVC esteve presente na I JORNADA DE ENFERMAGEM DA FAINOR – com o tema central: “Pesquisa em Enfermagem: O caminho para a consolidação da profissão como ciência”.
A finalidade do evento foi debatida com temas como:
·         Desafios científicos e o impacto das pesquisas na Enfermagem
·         Importância das Publicações para profissionais de Enfermagem
·         Comitê de Ética em Pesquisa: submissões e aprovação

A enfermeira do NEP, responsável pela Comissão de Ética e Pesquisa, Juliana Oliveira, apresentou os caminhos e critérios para realização das pesquisas e projetos de extensão no HGVC. A palestra teve a perspectiva de:
·         Incentivar a realização de pesquisas em enfermagem e áreas afins pois a saúde hoje tem uma interface com as ciências sociais tendo assim o campo HGVC uma infinidade de possibilidade de temas.
·         Demonstrar o fluxo correto para obter autorização do HGVC.
·         Apresentar a Comissão de Ética e Pesquisa (Legislação, portarias e Regimento).
·         Promover a divulgação de pesquisas em andamento e relatórios finais.
·         Favorecer o intercâmbio entre pesquisadores de enfermagem e áreas afins do HGVC.
·         Discutir, a partir das pesquisas apresentadas, possibilidades de melhorias para a saúde tendo como base a conjuntura do HGVC no Sistema Único de Saúde.
·         A jornada aconteceu nos dias 07, 08 e 09 de Outubro de 2015 no Auditório CEMAE. Teve uma carga horária de 30 horas com as seguintes atividades: palestras, minicursos e apresentação de trabalhos científicos em forma de pôster ou comunicação oral.

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Encontro com Coordenadores no HGVC firme em seus proṕositos

. 
Com o objetivo de expor os trabalhos, tirar dúvidas, trocar ideias  e também discutir diretrizes, o encontro de coordenadores do HGVC permanece firme em seus propósitos. dia 11 de novembro foram apresentados os serviços de Terapia Ocupacional  pela Terapeuta Milena de Carvalho e Fisioterapia pela fisioterapeuta Graziele Costa.  Dia 12 de novembro Milena Rebouças representando o Núcleo de Gestão da Qualidade apresentou o PSP - Plano de Segurança do Paciente do Hospital e Marilene Ferraz Diretora Geral,   apresentou suas ações e expectativas com relação a 2015 e 2016. Dia 18 de novembro houve apresentação da Diretoria de Enfermagem pela Enfermeira Fabiana Cavalcante e da Direção Administrativa por Humberto Carvalho
É importante, pois faz com que todas as pessoas presentes se sintam responsáveis pela vida do Hospital.  Esse grupo dá a retaguarda para que o Hospital possa continuar investindo  nas pessoas que precisam de assistência e de tratamento de qualidade.

APRESENTAÇÃO TERAPIA OCUPACIONAL E FISIOTERAPIA


Milena de Carvalho
Milena Carvalho, coordenadora do setor de Terapia Ocupacional do HGVC apresentou a equipe de TO e o perfil dos pacientes internados que atendem: portadores de alterações cognitivas, perceptivas e psicomotoras, decorrentes ou não de distúrbios genéticos, traumáticos e/ou de doenças adquiridas. Relatou sobre a avaliação alterações das funções práxicas e desenvolvimento pessoal, familiar e social, sobre as características da patologias e o grau de compreensão do paciente/ família na atividade humana e abolo do cotidiano.
Além de descrever as atribuições do profissional de TO destacou as principais atividades:

  • avaliação do desenvolvimento neuropsicomotor.
  • buscar minimização do impacto da hospitalização no desenvolvimento infantil.
  • atenuar os efeitos da quebra da rotina infantil favorecendo atividades compatíveis ao seu desenvolvimento neuropsicomotor e social.
  • Possibilitar a continuidade das atividades escolares.
Graziele Costa
A coordenadora de Fisioterapia, Graziela Santos exaltou a fisioterapia como uma ciência da saúde que estuda, previne e trata os distúrbios cinéticos funcionais intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo humano, gerados por alterações genéticas, por traumas e ou por doenças adquiridas. Falou que o fisioterapeuta é capacitado a avaliar, reavaliar, prescrever (tratamento fisioterápico), dar diagnóstico cinético-funcional, prognóstico, intervenção e alta fisioterápica.
e como a equipe é constituído por profissionais qualificados em prestar assistência aos pacientes em nível hospitalar, mediante prescrição médica, atendendo às unidades de terapia intensiva (UTI-I e UTI-II), UTI Pediátrica, UTI neonatal, às clínicas cirúrgica, médica, pediatria, e emergência. A Fisioterapia é uma ciência da Saúde.


APRESENTAÇÃO DA DIRETORIA DE ENFERMAGEM E DA DIREÇÃO ADMINISTRATIVA


Em 18 de novembro de 2015 a apresentação da Diretoria de Enfermagem foi apresentada por Fabiana Cavalcante. Sendo a Enfermagem o “serviço 24 horas reais do hospital” a missão da equipe é prestar o cuidado humanizado aos pacientes de forma integral a saúde, livre de imperícia, imprudência e negligencia, respeitando os princípios éticos, técnicos e científicos. Fabiana apresentou também os setores ligados diretamente à diretoria de enfermagem:

  • Fabiana Cavalcante
    ACCR
  • Emergência
  • CME
  • UTI PED
  • UTI II
  • UTI I
  • Centro Cirúrgico
  • UTI NEO
  • Clínica Cirúrgica II
  • Pediatria
  • CHD
  • Grupo de Feridas I
  • Grupo de Feridas II
  • Consultório Ortopedia
  • Consultório Ginecologia
  • Ambulatório Ciclofosfamida e Pulso terapia


  • Os avanços também foram destacados como: Criação impresso simplificado e individual para evolução de enfermagem; Criação impresso para sinais vitais; Criação do Censo com fechamento de12h/12h; Criação do Grupo de Feridas II ¨Emergência¨; Consulta de Enfermagem para acompanhamento dos ferimentos da EM; Reforma em alguns setores; Os desafios também foram apontados: Padronização da assistência; Diminuir o número de pacientes nos corredores; Continuidade da assistência; Evolução de enfermagem; Educação continuada; Recebimento da nova estrutura física da Emergência.




Marilene Ferraz
Milena Rebouças



Humberto Carvalho





Prêmio InovaSUS: inscrições prorrogadas até 17 de dezembro

Foram prorrogadas, até 17 de dezembro, as inscrições para o Concurso Prêmio InovaSUS 2015, uma iniciativa do Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). O prêmio busca reconhecer, incentivar e premiar projetos e experiências inovadoras na Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde no âmbito do SUS.

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Aberta Inscrição: Processo seletivo para Residência Multiprofissional em Urgência do HGVC/UFBA

O Processo Seletivo Unificado para ingresso nos Programas de Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde do Estado da Bahia - SUS/2016 é realizado sob a responsabilidade da Comissão Estadual de Residência Multiprofissional em Saúde e em Área Profissional de Saúde (CEREMAPS) em parceria com as Comissões de Residência Multiprofissional (COREMU’s), com os Coordenadores dos Programas de Residência Multiprofissional e em Área Profissional de Saúde e tem a consultoria técnica da Fundação CEFETBAHIA. A Residência Multiprofissional em Saúde e em Área Profissional de Saúde instituída pela Lei nº 11.129/2005, constitui-se em ensino de pós-graduação lato sensu, caracterizado por ensino em serviço e destinado às profissões que se integram a área de saúde, excetuada a médica. 

O Programa Multiprofissional em Urgências do HGVC/UFBA tem 12 vagas:
04 Enfermagem
02 Farmácia Clínica
02 Farmácia Análise Clínica
02 Nutrição
02 Psicologia

Pré-requisitos exigidos: Graduação plena na formação pretendida, com diploma, devidamente registrado, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação – MEC e registro no Conselho de Classe respectivo.

PERÍODO DE INSCRIÇÃO: 07/11/2015 à 10/12/2015


terça-feira, 10 de novembro de 2015

11ª Apresentação dos Coordenadores HGVC: Farmácia

QUINTA-FEIRA, 05 DE NOVEMBRO DE 2015 FOI A VEZ DA FARMÁCIA HOSPITALAR REALIZAR A APRESENTAÇÃO DAS SUAS ATIVIDADES PARA OS DEMAIS COORDENADORES DO HGVC.

Handara Santana
A COORDENADORA DA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA HANDARA SANTANA SILVA
FEZ UM RELATO DOS CONCEITOS DE ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA E DE ALGUNS PARÂMETROS DA LEGISLAÇÃO PERTINENTE PARA A ATIVIDADE DA FARMÁCIA HOSPITALAR DEMONSTRANDO A GRANDE DISTÂNCIA ENTRE AS LEIS E NORMAS E A REALIDADE VIVENCIADA NO SETOR.

A Farmácia Hospitalar e outros serviços de saúde definem-se como “unidade clínica, administrativa e econômica, dirigida por farmacêutico, ligada hierarquicamente à direção do hospital ou serviço de saúde e integrada funcionalmente com as demais unidades administrativas e de assistência ao paciente”.
Neste contexto, a farmácia hospitalar deve desenvolver atividades clínicas e relacionadas à gestão. A farmácia é um setor do hospital que demanda elevados valores orçamentários e, por isso, o farmacêutico hospitalar deve assumir atividades gerenciais para contribuir com a eficiência administrativa e, consequentemente, com a redução dos custos. Por outro lado, a farmácia hospitalar também tem o objetivo de contribuir no processo de cuidado à saúde, por meio da prestação de assistência ao paciente com qualidade, que vise ao uso seguro e racional de medicamentos, conforme preconiza a Política Nacional de Medicamentos, regulamentada pela Portaria nº 3.916/98, do Ministério da Saúde.

Já a responsável técnica da Farmácia do HGVC Maria José Fontoura fez um relato mais carregado de emoção relatando ações voltadas à promoção, proteção e recuperação da saúde, tanto individual como coletiva, tendo o medicamento como insumo essencial e visando ao acesso e ao seu uso racional bem como “a sua seleção, programação, aquisição, distribuição, dispensação, garantia da qualidade dos produtos e serviços, acompanhamento e avaliação de sua utilização, na perspectiva da obtenção de resultados concretos e da melhoria da qualidade de vida da população.”

A fala de Maria José emocionou muitos da plateia devido ao comprometimento com a profissão e com as atividades no HGVC de forma crítica e consciente.


Maria José
 
“Os grandes navegadores devem sua reputação aos temporais e às tempestades.” EPICURO (341–271 a. C.)

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Palestras no HGVC ministradas por representantes da SESAB para os Servidores Públicos

O O Núcleo da Gestão do Trabalho e Educação na Saúde - NUGTES do Hospital Geral de Vitória da Conquista, promoveu Rodas de Conversas entre os servidores do Hospital e representantes da SESAB. 
Ontem 28 de outubro Aline , da Diretoria da Gestão da Educação e do Trabalho na Saúde - DGETS mediou o encontro durante a manhã e à tarde, dialogando sobre a Carreira no Estado e tirando dúvidas dos servidores. Hoje, Rafael, advogado da SESAB palestrou sobre Direitos do Trabalhador.
Importante salientar que estes momentos fortalece espaços de trabalho na saúde, permitindo diálogo aberto visando a proteção social dos trabalhadores do SUS.
Aline

Rafael



terça-feira, 27 de outubro de 2015

HGVC Comemora Semana do Servidor Público

O Dia do Servidor Público surgiu através do Conselho Federal do Serviço Público Civil, homenageando a criação das leis que regem os direitos e deveres dos servidores públicos - Decreto Lei nº 1.713, de 28 de Outubro de 1939. O que motivou a criação da data pelo Conselho, em parte, foi a fundação do Departamento Administrativo do Serviço Público do Brasil, em 1938. Dia do Servidor Público, também dia do Funcionário Público, é comemorado anualmente no Brasil em 28 de outubroA data celebra o profissional que trabalha nas mais variadas áreas do Poder Público.

David Furtado dos Santos
Eliane Santos Silva
O HGVC parabeniza os Servidores Públicos e como forma de valorização abre espaço para que os seus servidores possam expor seus trabalhos manuais, tais como: pintura, artesanatos entre outros.
Amanhã dia 28 de outubro será realizada palestra  sobre Carreira no Estado com representantes da DGTES-SESAB: Priscila Macedo e Luciano Moura. Local: Auditório Horários: 09h e 15h.

Dia 29 de outubro será realizado um Sarau às 16h no auditório com cantores do HGVC: Rita Pithon, Maione, Betinho e Márcio Kléber.