terça-feira, 10 de novembro de 2015

11ª Apresentação dos Coordenadores HGVC: Farmácia

QUINTA-FEIRA, 05 DE NOVEMBRO DE 2015 FOI A VEZ DA FARMÁCIA HOSPITALAR REALIZAR A APRESENTAÇÃO DAS SUAS ATIVIDADES PARA OS DEMAIS COORDENADORES DO HGVC.

Handara Santana
A COORDENADORA DA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA HANDARA SANTANA SILVA
FEZ UM RELATO DOS CONCEITOS DE ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA E DE ALGUNS PARÂMETROS DA LEGISLAÇÃO PERTINENTE PARA A ATIVIDADE DA FARMÁCIA HOSPITALAR DEMONSTRANDO A GRANDE DISTÂNCIA ENTRE AS LEIS E NORMAS E A REALIDADE VIVENCIADA NO SETOR.

A Farmácia Hospitalar e outros serviços de saúde definem-se como “unidade clínica, administrativa e econômica, dirigida por farmacêutico, ligada hierarquicamente à direção do hospital ou serviço de saúde e integrada funcionalmente com as demais unidades administrativas e de assistência ao paciente”.
Neste contexto, a farmácia hospitalar deve desenvolver atividades clínicas e relacionadas à gestão. A farmácia é um setor do hospital que demanda elevados valores orçamentários e, por isso, o farmacêutico hospitalar deve assumir atividades gerenciais para contribuir com a eficiência administrativa e, consequentemente, com a redução dos custos. Por outro lado, a farmácia hospitalar também tem o objetivo de contribuir no processo de cuidado à saúde, por meio da prestação de assistência ao paciente com qualidade, que vise ao uso seguro e racional de medicamentos, conforme preconiza a Política Nacional de Medicamentos, regulamentada pela Portaria nº 3.916/98, do Ministério da Saúde.

Já a responsável técnica da Farmácia do HGVC Maria José Fontoura fez um relato mais carregado de emoção relatando ações voltadas à promoção, proteção e recuperação da saúde, tanto individual como coletiva, tendo o medicamento como insumo essencial e visando ao acesso e ao seu uso racional bem como “a sua seleção, programação, aquisição, distribuição, dispensação, garantia da qualidade dos produtos e serviços, acompanhamento e avaliação de sua utilização, na perspectiva da obtenção de resultados concretos e da melhoria da qualidade de vida da população.”

A fala de Maria José emocionou muitos da plateia devido ao comprometimento com a profissão e com as atividades no HGVC de forma crítica e consciente.


Maria José
 
“Os grandes navegadores devem sua reputação aos temporais e às tempestades.” EPICURO (341–271 a. C.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário