quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Serviços do CHD, Direção Técnica e Clínica do HGVC

Ontem, 25 de novembro, mais um momento importante para o HGVC. O Centro de Hemorragia Digestiva, a Diretoria Técnica e a Diretoria Médica apresentaram seus serviços. Estes encontros capacitam a equipe e se configuram como espaços de integração, reflexão e não apenas de demandas administrativas.
Os profissionais também puderam refletir sobre o próprio processo de trabalho e o desenvolvimento de ações que visam a mudanças nas práticas de saúde, buscando maior autonomia e integralidade, corroborando com crescimento, aperfeiçoamento e o desenvolvimento das políticas públicas em atenção à saúde.

Apresentação do Centro de Hemorragia Digestiva  - CHD pela Enfermeira Luciene Henrique  e pela médica gastroenterologista Petruska Marques. Além de realizar o exame de endoscopia, o CHD também oferece procedimentos como biópsia hepática, dilatação esofágica, esclerose de varizes esofágicas, gastrostomia, ligadura elástica de varizes esofágicas, polipectomia, retirada de corpo estranho e videolaringoscopia, além de orientar todos os usuários nos cuidados após os serviços prestados.

O  Diretor  Técnico o  médico Geovani Moreno apresentou o serviço da direção técnica do HGVC. O Diretor Técnico, tem como incumbência, além de assegurar condições adequadas de trabalho e os meios imprescindíveis a uma boa prática médica, supervisionar e coordenar todos os serviços técnicos desenvolvidos no estabelecimento de saúde, além de observar o cumprimento das normas em vigor, devendo, ainda, assegurar o funcionamento pleno e autônomo das Comissões de Ética Médica da instituição. Ademais, nos termos do artigo 28 do Decreto nº 20.931/32, a existência do cargo de Diretor Técnico é obrigatória em qualquer organização hospitalar ou de assistência médica, sendo ele o principal responsável pelo funcionamento da instituição, nos termos do artigo 11 da Resolução CFM nº 997/80.


A Diretora Clínica a médica Maria Teresa Araújo de Lorenzo Barcia apresentou a direção clínica. diretor clínico é o médico representante e coordenador do corpo clínico no concerto administrativo do hospital e por esta razão deve ser eleito de forma direta pelos médicos da instituição. É o elo entre o Corpo Clínico e a Direção Técnica e/ou Direção Geral da instituição. São atribuições do Diretor Clínico:
a) Dirigir, coordenar e orientar o Corpo Clínico da instituição;
b) Supervisionar a execução das atividades de assistência médica na instituição;
c) Zelar pelo fiel cumprimento do Regimento Interno do Corpo Clínico da instituição;
d) Promover e exigir o exercício ético da medicina;
e) Zelar pela fiel observância do Código de Ética Médica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário