quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Serviços do CHD, Direção Técnica e Clínica do HGVC

Ontem, 25 de novembro, mais um momento importante para o HGVC. O Centro de Hemorragia Digestiva, a Diretoria Técnica e a Diretoria Médica apresentaram seus serviços. Estes encontros capacitam a equipe e se configuram como espaços de integração, reflexão e não apenas de demandas administrativas.
Os profissionais também puderam refletir sobre o próprio processo de trabalho e o desenvolvimento de ações que visam a mudanças nas práticas de saúde, buscando maior autonomia e integralidade, corroborando com crescimento, aperfeiçoamento e o desenvolvimento das políticas públicas em atenção à saúde.

Apresentação do Centro de Hemorragia Digestiva  - CHD pela Enfermeira Luciene Henrique  e pela médica gastroenterologista Petruska Marques. Além de realizar o exame de endoscopia, o CHD também oferece procedimentos como biópsia hepática, dilatação esofágica, esclerose de varizes esofágicas, gastrostomia, ligadura elástica de varizes esofágicas, polipectomia, retirada de corpo estranho e videolaringoscopia, além de orientar todos os usuários nos cuidados após os serviços prestados.

O  Diretor  Técnico o  médico Geovani Moreno apresentou o serviço da direção técnica do HGVC. O Diretor Técnico, tem como incumbência, além de assegurar condições adequadas de trabalho e os meios imprescindíveis a uma boa prática médica, supervisionar e coordenar todos os serviços técnicos desenvolvidos no estabelecimento de saúde, além de observar o cumprimento das normas em vigor, devendo, ainda, assegurar o funcionamento pleno e autônomo das Comissões de Ética Médica da instituição. Ademais, nos termos do artigo 28 do Decreto nº 20.931/32, a existência do cargo de Diretor Técnico é obrigatória em qualquer organização hospitalar ou de assistência médica, sendo ele o principal responsável pelo funcionamento da instituição, nos termos do artigo 11 da Resolução CFM nº 997/80.


A Diretora Clínica a médica Maria Teresa Araújo de Lorenzo Barcia apresentou a direção clínica. diretor clínico é o médico representante e coordenador do corpo clínico no concerto administrativo do hospital e por esta razão deve ser eleito de forma direta pelos médicos da instituição. É o elo entre o Corpo Clínico e a Direção Técnica e/ou Direção Geral da instituição. São atribuições do Diretor Clínico:
a) Dirigir, coordenar e orientar o Corpo Clínico da instituição;
b) Supervisionar a execução das atividades de assistência médica na instituição;
c) Zelar pelo fiel cumprimento do Regimento Interno do Corpo Clínico da instituição;
d) Promover e exigir o exercício ético da medicina;
e) Zelar pela fiel observância do Código de Ética Médica.

terça-feira, 24 de novembro de 2015

UFBA abre processo seletivo simplificado para contratação de docentes


Estão abertas até o dia 02 de dezembro de 2015 as inscrições para o processo seletivo simplificado para contratação de docentes por tempo determinado do Instituto Multidisciplinar em Saúde, Campus Anísio Teixeira (IMS/CAT), da Universidade Federal da Bahia.

http://www.ims.ufba.br/edital-interno-no-042015-processo-seletivo-para-contratacao-de-docentes-por-tempo-determinado/

sábado, 21 de novembro de 2015

NEP FAZ PALESTRA NA I JORNADA DE ENFERMAGEM DA FAINOR


 O Núcleo de Educação Permanente do HGVC esteve presente na I JORNADA DE ENFERMAGEM DA FAINOR – com o tema central: “Pesquisa em Enfermagem: O caminho para a consolidação da profissão como ciência”.
A finalidade do evento foi debatida com temas como:
·         Desafios científicos e o impacto das pesquisas na Enfermagem
·         Importância das Publicações para profissionais de Enfermagem
·         Comitê de Ética em Pesquisa: submissões e aprovação

A enfermeira do NEP, responsável pela Comissão de Ética e Pesquisa, Juliana Oliveira, apresentou os caminhos e critérios para realização das pesquisas e projetos de extensão no HGVC. A palestra teve a perspectiva de:
·         Incentivar a realização de pesquisas em enfermagem e áreas afins pois a saúde hoje tem uma interface com as ciências sociais tendo assim o campo HGVC uma infinidade de possibilidade de temas.
·         Demonstrar o fluxo correto para obter autorização do HGVC.
·         Apresentar a Comissão de Ética e Pesquisa (Legislação, portarias e Regimento).
·         Promover a divulgação de pesquisas em andamento e relatórios finais.
·         Favorecer o intercâmbio entre pesquisadores de enfermagem e áreas afins do HGVC.
·         Discutir, a partir das pesquisas apresentadas, possibilidades de melhorias para a saúde tendo como base a conjuntura do HGVC no Sistema Único de Saúde.
·         A jornada aconteceu nos dias 07, 08 e 09 de Outubro de 2015 no Auditório CEMAE. Teve uma carga horária de 30 horas com as seguintes atividades: palestras, minicursos e apresentação de trabalhos científicos em forma de pôster ou comunicação oral.

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Encontro com Coordenadores no HGVC firme em seus proṕositos

. 
Com o objetivo de expor os trabalhos, tirar dúvidas, trocar ideias  e também discutir diretrizes, o encontro de coordenadores do HGVC permanece firme em seus propósitos. dia 11 de novembro foram apresentados os serviços de Terapia Ocupacional  pela Terapeuta Milena de Carvalho e Fisioterapia pela fisioterapeuta Graziele Costa.  Dia 12 de novembro Milena Rebouças representando o Núcleo de Gestão da Qualidade apresentou o PSP - Plano de Segurança do Paciente do Hospital e Marilene Ferraz Diretora Geral,   apresentou suas ações e expectativas com relação a 2015 e 2016. Dia 18 de novembro houve apresentação da Diretoria de Enfermagem pela Enfermeira Fabiana Cavalcante e da Direção Administrativa por Humberto Carvalho
É importante, pois faz com que todas as pessoas presentes se sintam responsáveis pela vida do Hospital.  Esse grupo dá a retaguarda para que o Hospital possa continuar investindo  nas pessoas que precisam de assistência e de tratamento de qualidade.

APRESENTAÇÃO TERAPIA OCUPACIONAL E FISIOTERAPIA


Milena de Carvalho
Milena Carvalho, coordenadora do setor de Terapia Ocupacional do HGVC apresentou a equipe de TO e o perfil dos pacientes internados que atendem: portadores de alterações cognitivas, perceptivas e psicomotoras, decorrentes ou não de distúrbios genéticos, traumáticos e/ou de doenças adquiridas. Relatou sobre a avaliação alterações das funções práxicas e desenvolvimento pessoal, familiar e social, sobre as características da patologias e o grau de compreensão do paciente/ família na atividade humana e abolo do cotidiano.
Além de descrever as atribuições do profissional de TO destacou as principais atividades:

  • avaliação do desenvolvimento neuropsicomotor.
  • buscar minimização do impacto da hospitalização no desenvolvimento infantil.
  • atenuar os efeitos da quebra da rotina infantil favorecendo atividades compatíveis ao seu desenvolvimento neuropsicomotor e social.
  • Possibilitar a continuidade das atividades escolares.
Graziele Costa
A coordenadora de Fisioterapia, Graziela Santos exaltou a fisioterapia como uma ciência da saúde que estuda, previne e trata os distúrbios cinéticos funcionais intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo humano, gerados por alterações genéticas, por traumas e ou por doenças adquiridas. Falou que o fisioterapeuta é capacitado a avaliar, reavaliar, prescrever (tratamento fisioterápico), dar diagnóstico cinético-funcional, prognóstico, intervenção e alta fisioterápica.
e como a equipe é constituído por profissionais qualificados em prestar assistência aos pacientes em nível hospitalar, mediante prescrição médica, atendendo às unidades de terapia intensiva (UTI-I e UTI-II), UTI Pediátrica, UTI neonatal, às clínicas cirúrgica, médica, pediatria, e emergência. A Fisioterapia é uma ciência da Saúde.


APRESENTAÇÃO DA DIRETORIA DE ENFERMAGEM E DA DIREÇÃO ADMINISTRATIVA


Em 18 de novembro de 2015 a apresentação da Diretoria de Enfermagem foi apresentada por Fabiana Cavalcante. Sendo a Enfermagem o “serviço 24 horas reais do hospital” a missão da equipe é prestar o cuidado humanizado aos pacientes de forma integral a saúde, livre de imperícia, imprudência e negligencia, respeitando os princípios éticos, técnicos e científicos. Fabiana apresentou também os setores ligados diretamente à diretoria de enfermagem:

  • Fabiana Cavalcante
    ACCR
  • Emergência
  • CME
  • UTI PED
  • UTI II
  • UTI I
  • Centro Cirúrgico
  • UTI NEO
  • Clínica Cirúrgica II
  • Pediatria
  • CHD
  • Grupo de Feridas I
  • Grupo de Feridas II
  • Consultório Ortopedia
  • Consultório Ginecologia
  • Ambulatório Ciclofosfamida e Pulso terapia


  • Os avanços também foram destacados como: Criação impresso simplificado e individual para evolução de enfermagem; Criação impresso para sinais vitais; Criação do Censo com fechamento de12h/12h; Criação do Grupo de Feridas II ¨Emergência¨; Consulta de Enfermagem para acompanhamento dos ferimentos da EM; Reforma em alguns setores; Os desafios também foram apontados: Padronização da assistência; Diminuir o número de pacientes nos corredores; Continuidade da assistência; Evolução de enfermagem; Educação continuada; Recebimento da nova estrutura física da Emergência.




Marilene Ferraz
Milena Rebouças



Humberto Carvalho





Prêmio InovaSUS: inscrições prorrogadas até 17 de dezembro

Foram prorrogadas, até 17 de dezembro, as inscrições para o Concurso Prêmio InovaSUS 2015, uma iniciativa do Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). O prêmio busca reconhecer, incentivar e premiar projetos e experiências inovadoras na Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde no âmbito do SUS.

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Aberta Inscrição: Processo seletivo para Residência Multiprofissional em Urgência do HGVC/UFBA

O Processo Seletivo Unificado para ingresso nos Programas de Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde do Estado da Bahia - SUS/2016 é realizado sob a responsabilidade da Comissão Estadual de Residência Multiprofissional em Saúde e em Área Profissional de Saúde (CEREMAPS) em parceria com as Comissões de Residência Multiprofissional (COREMU’s), com os Coordenadores dos Programas de Residência Multiprofissional e em Área Profissional de Saúde e tem a consultoria técnica da Fundação CEFETBAHIA. A Residência Multiprofissional em Saúde e em Área Profissional de Saúde instituída pela Lei nº 11.129/2005, constitui-se em ensino de pós-graduação lato sensu, caracterizado por ensino em serviço e destinado às profissões que se integram a área de saúde, excetuada a médica. 

O Programa Multiprofissional em Urgências do HGVC/UFBA tem 12 vagas:
04 Enfermagem
02 Farmácia Clínica
02 Farmácia Análise Clínica
02 Nutrição
02 Psicologia

Pré-requisitos exigidos: Graduação plena na formação pretendida, com diploma, devidamente registrado, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação – MEC e registro no Conselho de Classe respectivo.

PERÍODO DE INSCRIÇÃO: 07/11/2015 à 10/12/2015


terça-feira, 10 de novembro de 2015

11ª Apresentação dos Coordenadores HGVC: Farmácia

QUINTA-FEIRA, 05 DE NOVEMBRO DE 2015 FOI A VEZ DA FARMÁCIA HOSPITALAR REALIZAR A APRESENTAÇÃO DAS SUAS ATIVIDADES PARA OS DEMAIS COORDENADORES DO HGVC.

Handara Santana
A COORDENADORA DA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA HANDARA SANTANA SILVA
FEZ UM RELATO DOS CONCEITOS DE ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA E DE ALGUNS PARÂMETROS DA LEGISLAÇÃO PERTINENTE PARA A ATIVIDADE DA FARMÁCIA HOSPITALAR DEMONSTRANDO A GRANDE DISTÂNCIA ENTRE AS LEIS E NORMAS E A REALIDADE VIVENCIADA NO SETOR.

A Farmácia Hospitalar e outros serviços de saúde definem-se como “unidade clínica, administrativa e econômica, dirigida por farmacêutico, ligada hierarquicamente à direção do hospital ou serviço de saúde e integrada funcionalmente com as demais unidades administrativas e de assistência ao paciente”.
Neste contexto, a farmácia hospitalar deve desenvolver atividades clínicas e relacionadas à gestão. A farmácia é um setor do hospital que demanda elevados valores orçamentários e, por isso, o farmacêutico hospitalar deve assumir atividades gerenciais para contribuir com a eficiência administrativa e, consequentemente, com a redução dos custos. Por outro lado, a farmácia hospitalar também tem o objetivo de contribuir no processo de cuidado à saúde, por meio da prestação de assistência ao paciente com qualidade, que vise ao uso seguro e racional de medicamentos, conforme preconiza a Política Nacional de Medicamentos, regulamentada pela Portaria nº 3.916/98, do Ministério da Saúde.

Já a responsável técnica da Farmácia do HGVC Maria José Fontoura fez um relato mais carregado de emoção relatando ações voltadas à promoção, proteção e recuperação da saúde, tanto individual como coletiva, tendo o medicamento como insumo essencial e visando ao acesso e ao seu uso racional bem como “a sua seleção, programação, aquisição, distribuição, dispensação, garantia da qualidade dos produtos e serviços, acompanhamento e avaliação de sua utilização, na perspectiva da obtenção de resultados concretos e da melhoria da qualidade de vida da população.”

A fala de Maria José emocionou muitos da plateia devido ao comprometimento com a profissão e com as atividades no HGVC de forma crítica e consciente.


Maria José
 
“Os grandes navegadores devem sua reputação aos temporais e às tempestades.” EPICURO (341–271 a. C.)