terça-feira, 30 de abril de 2024

RECEPÇÃO DOS NOVOS RESIDENTES DE MEDICINA NO COMPLEXO HOSPITALAR DE VITÓRIA DA CONQUISTA

 

No dia 17 de Abril de 2024, quarta-feira, durante uma reunião ordinária da Comissão de Residência Médica (COREME), os novos Residentes de Medicina foram recepcionados pela equipe: Coordenador da COREME Luciano Dias Nascimento, Coordenador do Programa de Residência Médica (PRM) da Cirurgia Geral Thiago Millet, Coordenadora do PRM de Pediatria Márcia de Andrade Reis Nascimento. 

A COREME abordou sobre a agenda de eventos da Residência durante a Residência, o papel do Residente no Complexo Hospitalar de Vitória da Conquista (CHVC), os desafios que eles iriam enfrentar e com quem poderiam contar nesse contexto.

A Médica Psiquiatra Monalisa Matos, Coordenadora de saúde mental do CHVC, e a Coordenadora Geral de Saúde Mental do Hospital Crescêncio Silveira, Lygia Matos, estavam como convidadas nessa reunião. Elas apresentaram um Projeto para uma nova Residência. Após a apresentação, os pares presentes na reunião aprovaram o referido Projeto.

Segundo o Coordenador da COREME Luciano Dias Nascimento: "A COREME é um espaço de construção da visão de pensar o CHVC sobre a perspectiva de ensino".

segunda-feira, 29 de abril de 2024

Complexo Hospitalar de Vitória da Conquista realiza: “Semana de Promoção à saúde e segurança do trabalhador” – SPSST

No período de 22/04 à 26/04, o Complexo Hospitalar de Vitória da Conquista (CHVC) realizou uma semana dedicada à promoção da saúde e segurança dos trabalhadores, com foco especial na prevenção do estresse ocupacional.

A semana de promoção à saúde e segurança do trabalhador do CHVC contou com a colaboração e apoio de importantes parceiros. Empresas e instituições como CEBRAC, CASBS, FAINOR, Senac, VITA DERM, Thais Gomes (Geofísica e Terapeuta), e Sara Barros, docente de Medicina da UESB, contribuíram significativamente para enriquecer o evento, oferecendo seus conhecimentos e serviços especializados.

Além disso, diversos parceiros também colaboraram com brindes que foram distribuídos durante a semana, incentivando ainda mais a participação e o engajamento dos colaboradores. Empresas como Laboratório Vida, Zete, entre outras, demonstraram seu compromisso com a saúde e bem-estar dos trabalhadores do CHVC, fortalecendo essa importante rede de apoio e cuidado.

Fonte: Ascom Adaptado 


sexta-feira, 19 de abril de 2024

Núcleo de Segurança do Paciente do CHVC promove projeto de extensão em parceria com a UFBA


O Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) do Complexo Hospitalar de Vitória da Conquista (CHVC), em parceria com o curso de graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Bahia (UFBA), lançou o projeto de extensão “Educação Permanente como Ferramenta Gerencial para Promoção da Qualidade e Segurança na Assistência ao Paciente”.

O projeto, iniciado em 19 de abril, é uma iniciativa dentro das atividades do “Abril pela Segurança do Paciente 2024”. Criado no intuito de aprimorar os processos assistenciais, que além de elevar os padrões de qualidade, pretende fortalecer a cultura de segurança no ambiente hospitalar.

O primeiro encontro do projeto abordou a temática da Cultura de Segurança, estabelecendo assim uma base para as discussões e aprendizados subsequentes. Ao longo da programação, uma variedade de temas será explorada, como: Comunicação Efetiva, Higienização das Mãos e Identificação do Paciente, Cirurgia Segura, Prevenção de Quedas, Prevenção de Lesões por Pressão, Segurança do Paciente no Aprazamento, Preparo e Administração de Medicamentos, Segurança do Paciente na Administração de Sangue e Hemocomponentes, Utilização Segura de Catéteres e Sondas, além da Segurança do Paciente na Utilização de Tecnologias.

Esses encontros não apenas proporcionam um espaço para a troca de conhecimentos e experiências, mas também são fundamentais para capacitar os profissionais de saúde, promovendo práticas mais seguras e eficazes no cuidado ao paciente. A parceria entre o NSP do Complexo e a UFBA reforça o compromisso conjunto com a excelência na assistência médica e a busca por melhorias para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Fonte: Ascom do HGVC

segunda-feira, 15 de abril de 2024

Treinamento Kangaroo™ ePump

A enfermagem do CHVC – Complexo Hospitalar de Vitória da Conquista, faz treinamento com a empresa A Kangaroo™ ePump que apresenta a tecnologia de alimentação e hidratação automáticas, o que garante uma hidratação adequada e diminui o risco de obstrução da sonda por meio de flushes automáticos. 

A Bomba de alimentação enteral  Kangaroo™ ePump é uma bomba de alimentação enteral de precisão e simples de usar. Ela é facilmente programada para distribuir alimentação contínua ou intermitente e pode fornecer uma capacidade de hidratação automática quando usada com os conjuntos de alimentação e hidratação da Bomba de alimentação enteral Kangaroo™ ePump.  

quarta-feira, 10 de abril de 2024

Complexo Hospitalar de Vitória Conquista promove curso sobre critérios e indicações para UTI

Na noite de ontem (09), foi promovido pela Coordenação da Emergência do Complexo Hospitalar de Vitória da Conquista (CHVC) um curso voltado para “Critérios e Indicações para Entrada de Pacientes em UTI”. Destinado aos médicos prescritores, chefes de plantão e plantonistas da emergência do complexo, a ação reuniu um total de 22 profissionais na sede do SAMU 192.

Este curso faz parte de um projeto de Educação Continuada iniciado em março deste ano, sob a liderança da Coordenadora da Emergência do CHVC, Rebeca Achy. A primeira aula trouxe o tema “Dengue no contexto da emergência”.

Rebeca Achy expressou sua expectativa em relação às aulas, destacando a importância de capacitar ainda mais os profissionais atuantes no complexo. A Coordenadora enfatizou a necessidade de atualizá-los e fornecer respaldo técnico para que possam adotar condutas coerentes. Segundo ela: “Desta forma, o usuário do SUS terá uma melhor assistência, desde a sua entrada até a sua saída da instituição, melhorando o nosso fluxo e nossa dinâmica. Profissionais capacitados apresentam maior resolubilidade dos processos e oferecem acesso à saúde de qualidade à população”.

Além de capacitar, o projeto visa oferecer conhecimento atualizado e prático para todo o corpo médico do complexo. Com aulas planejadas de forma semanal ou quinzenal, o objetivo é atender às necessidades específicas das diferentes equipes, incluindo médicos plantonistas, prescritores e chefes de plantão da emergência. Esta iniciativa visa aprimorar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos à população, refletindo diretamente na assistência prestada e na eficiência do sistema como um todo.


Fonte: ASCOM/CHVC