O Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) do Complexo Hospitalar de Vitória da Conquista (CHVC), em parceria com o curso de graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Bahia (UFBA), lançou o projeto de extensão “Educação Permanente como Ferramenta Gerencial para Promoção da Qualidade e Segurança na Assistência ao Paciente”.
O projeto, iniciado em 19 de abril, é uma iniciativa dentro das atividades do “Abril pela Segurança do Paciente 2024”. Criado no intuito de aprimorar os processos assistenciais, que além de elevar os padrões de qualidade, pretende fortalecer a cultura de segurança no ambiente hospitalar.
O primeiro encontro do projeto abordou a temática da Cultura de Segurança, estabelecendo assim uma base para as discussões e aprendizados subsequentes. Ao longo da programação, uma variedade de temas será explorada, como: Comunicação Efetiva, Higienização das Mãos e Identificação do Paciente, Cirurgia Segura, Prevenção de Quedas, Prevenção de Lesões por Pressão, Segurança do Paciente no Aprazamento, Preparo e Administração de Medicamentos, Segurança do Paciente na Administração de Sangue e Hemocomponentes, Utilização Segura de Catéteres e Sondas, além da Segurança do Paciente na Utilização de Tecnologias.
Esses encontros não apenas proporcionam um espaço para a troca de conhecimentos e experiências, mas também são fundamentais para capacitar os profissionais de saúde, promovendo práticas mais seguras e eficazes no cuidado ao paciente. A parceria entre o NSP do Complexo e a UFBA reforça o compromisso conjunto com a excelência na assistência médica e a busca por melhorias para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
Fonte: Ascom do HGVC
Nenhum comentário:
Postar um comentário