Aconteceu no sábado (27), no Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) uma capacitação em Colonoscopia com Mucosectomia. A técnica se difere da colonoscopia convencional por agir na remoção de lesões pré-cancerosas. Colonoscopia com Mucosectomia é uma técnica complexa, mas o impacto para o paciente é muito positivo, pois evita a necessidade de cirurgia, quimioterapia e radioterapia, que são tratamentos mais invasivos.
A ação, além de capacitar os médicos da unidade, funcionará como um mutirão que atenderá 10 pacientes com perfil para o procedimento, evitando que precisem se deslocar para outra cidade. O mutirão contará com sete médicos, dois deles de Salvador, que serão os preceptores da capacitação, e cinco médicos do serviço que realizarão os procedimentos. De acordo com Manuel Lescano, gastroenterologista e endoscopista que atua no Centro de Hemorragia Digestiva (CHD) do HGVC, esse tipo de mutirão costuma ser realizado em hospitais grandes, em São Paulo e nas grandes capitais.
“Estamos conseguindo fazer aqui em Vitória da Conquista com a ajuda de empresas fornecedoras e assessores de aparelhos de endoscopia, e com a colaboração dos colegas de Salvador que disponibilizaram seu tempo para nos ajudar”, conclui o especialista.
(Adaptada da Ascom do HGVC)
#SUS
#EuAcreditoNoSUS
#EducaçãoContinuada
#EnsinoEPesquisa
#EndoscopiaIntervencionista
#EndoscopiaAvançada
#DissecaçãoDeSubmucosa
#PrevençãoDeCâncerColorretal
#CombateAoCâncer
#Colonoscopia
#Prevenção
#CâncerColorretal
#AçãoSocial
Nenhum comentário:
Postar um comentário