Durante o Seminário “Da formação à assistência, (Cons) ciência, ética e humanização” em comemoração aos 20 anos do curso de graduação de medicina da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia realizada no Teatro Glauber Rocha (UESB) foi realizada no último dia (20/07/24) a conferência: Residências Médicas e Multiprofissinais para onde caminhamos?
Esta mesa, que teve a coordenação do Prof. Me. Luciano Dias Nascimento, professor do curso de medicina da UESB e que também é o médico coordenador da COREME do Complexo Hospitalar de Vitória Conquista. O conferencista foi Alisson Sampaio Lisboa, médico de família e comunidade, Coordenador Geral de Residências em Saúde do Ministério da Saúde (Distrito Federal).
Alisson Lisboa enfatizou as Residências Médicas e Multiprofissionais como modalidade de ensino de pós-graduação, sob a forma de curso de especialização, caracterizada por treinamento em serviços de padrão ouro na formação de especialistas.
Traçou um panorama nacional das residências atualmente, destacando as política de educação permanente e a ordenação de recursos humanos pelo SUS fazendo cumprir a Constituição Federal. Também apontou o cenário das fragilidades e desigualdades que impactam na formação e ma expansão dos cursos de residências.
Apresentou a Política Nacional Gestão Trabalho e Educação na Saúde neste contexto de expansão da graduação em saúde e mercado de especialidades, como potencial recuperador da regulação do papel de formação para o SUS com processo de locação tri-partite.
Compromisso com a formação de profissionais na área de saúde.
ResponderExcluir