quarta-feira, 9 de abril de 2025

CHVC recebe novos médicos residentes e celebra expansão de programas de formação

A direção do Complexo Hospitalar de Vitória da Conquista (CHVC) recepcionou, na noite da ontem (07), os novos médicos residentes matriculados para o triênio 2025-2027. Ao todo, 28 novos profissionais foram acolhidos nas mais diversas especialidades, somando-se aos cerca de 75 residentes atualmente distribuídos entre os anos R1, R2 e R3.

A residência médica é considerada o principal modelo de formação complementar à graduação em Medicina no Brasil, sendo financiada majoritariamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Nesse contexto, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB) mantém um compromisso constante com o fortalecimento dos programas de residência, especialmente nas unidades da rede própria no interior do estado.

“A direção do Complexo também ecoa esse compromisso da SESAB, estando sempre próxima aos programas de residência, viabilizando os fomentos e condições necessárias para o aprendizado dos nossos profissionais. Foi uma noite de grande alegria ao celebrarmos a chegada desses novos residentes”, destacou o médico Luciano Nascimento, Cirurgião Geral e Vascular, e Coordenador da Comissão de Residência Médica do CHVC.

Durante a recepção, também foi celebrada a inauguração de dois novos programas de residência: Terapia Intensiva Pediátrica e Psiquiatria, que iniciam suas atividades com três residentes pioneiros — um na área pediátrica e dois na área de saúde mental. A abertura desses programas responde diretamente a demandas relevantes da comunidade local, especialmente no cuidado a pacientes com transtornos psiquiátricos, considerando que o CHVC conta com o Hospital Crescêncio Silveira (HCS), unidade especializada no atendimento em saúde mental.

“Os programas de residência do CHVC são pensados para responder às necessidades da população, contemplando áreas como clínica médica, pediatria, cirurgia geral e agora também psiquiatria e terapia intensiva pediátrica. Além de formar especialistas, a residência contribui para a fixação desses profissionais na região, o que é fundamental para o fortalecimento do nosso corpo clínico”, acrescenta Dr. Luciano.

Com 12 anos de história, o programa de residência do CHVC já conta com diversos egressos atuando no próprio hospital, após realizarem suas especializações e subespecializações. Estão presentes hoje em áreas como clínica médica, pediatria, cirurgia e ortopedia, fortalecendo ainda mais o atendimento e a formação de novos profissionais na região. 

Fonte: Ascom do CHVC

Nenhum comentário:

Postar um comentário