terça-feira, 9 de junho de 2009

Mortalidade Materna é discutida em seminário

Com o objetivo de atualizar os profissionais e gestores de saúde em relação à Mortalidade Materna, a sua relevância no Brasil e no município de Vitória da Conquista, além de propor estratégias de redução da mortalidade materna , bem como divulgação do trabalho do Comitê em Vitória da Conquista, foi realizado no auditório do CEMAE, II Seminário de Sensibilização para redução da Mortalidade Materna promovido pelo Comitê Municipal de Estudo da Mortalidade Materna tendo a participação da Secretaria Municipal de Saúde ( Enfª Josimeire Almeida), 20ª DIRES ( Enfª Claudinésia Oliveira), o GT de Mortalidade Materna e Infantil da SESAB( Sanitaristas Marta Santana e Selma Rios) e Representante do Núcleo de Epidemiologia Hospitalar da SESAB ( Enfª Nildes Almeida) que comunicou que a meta do Brasil até 2015 é reduzir em 75% a Mortalidade Materna.

O HGVC foi representado por : Enfª Simone Galvão e Vânia Gusmão (Núcleo de Epidemiologia Hospitalar); Enfª Valdenice Vieira ( Núcleo de Educação Permanente); Flora ( SAME) ; Enfª Luciene Oliveira ( Coordenadora de Enfermagem Materno-Infantil) e Enfº Paulo Henrique (Voluntário no Núcleo de Epidemiologia Hospitalar do HGVC).

O Comitê Municipal de Estudo da Mortalidade Materna de Vitória da Conquista foi formado em 2001 e desde então atua investigando as causas da morte materna, lembrando que é considerada morte materna até 42 dias após o parto.

O sistema de informação é vital para planejar ações e reduzir esta morte precoce. O óbito materno é de notificação compulsória. Portaria nº 653/2003/MS art 1º.

Nenhum comentário:

Postar um comentário