quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

PLÁGIO

O plágio é o ato de assinar ou apresentar uma obra intelectual de qualquer natureza (texto, música, obra pictórica, fotografia, obra audiovisual, etc) contendo partes de uma obra que pertença a outra pessoa sem colocar os créditos para o autor original. No ato de plágio, o plagiador apropria-se indevidamente da obra intelectual de outra pessoa, assumindo a autoria da mesma.
A origem etimológica da palavra demonstra a conotação de má intenção no acto de plagiar; o termo tem origem do latim plagiu que significa oblíquo, indirecto, astucioso.
O plágio é considerado antiético (ou mesmo imoral) em várias culturas, e é qualificado como crime de violação de direito autoral em vários países.http://pt.wikipedia.org/wiki/Pl%C3%A1gio
É importante saber valorizar o que o outro faz em qualquer área do conhecimento, isto nos mostra que também somos capazes de elaborar nossos trabalhos intelectuais, não temos o direito de copiar o que é do outro e colocarmos nosso nome. Atenção estudantes e demais atores sociais, sejamos criativos, cuidado com a falsidade ideológica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário