segunda-feira, 10 de junho de 2013

Palestra sobre: A DOR ONCOLÓGICA: “Abordagem psicológica ao paciente oncológico”

Aconteceu no dia 08/06/2013 as 08:30 horas , no auditório do HGVC, a palestra sobre: A dor oncológica: "Abordagem psicológica ao paciente oncológico". Com a participação dos palestrantes: Dr. Leonardo Cunha (médico do icon) e Vanessa A. Fonseca (psicóloga do icon). Com temas relacionados a abordagem medicamentosa e psicológica ao paciente oncológico. Tendo público alvo: Profissionais de saúde e estudantes.
O que é o câncer?
 Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado (maligno) de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se (metástase) para outras regiões do corpo.Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores (acúmulo de células cancerosas) ou neoplasias malignas. Por outro lado, um tumor benigno significa simplesmente uma massa localizada de células que se multiplicam vagarosamente e se assemelham ao seu tecido original, raramente constituindo um risco de vida. 


O que causa?
As causas de câncer são variadas, podendo ser externas ou internas ao organismo, estando ambas inter-relacionadas. As causas externas relacionam-se ao meio ambiente e aos hábitos ou costumes próprios de um ambiente social e cultural. As causas internas são, na maioria das vezes, geneticamente pré-determinadas, estão ligadas à capacidade do organismo de se defender das agressões externas. Esses fatores causais podem interagir de várias formas, aumentando a probabilidade de transformações malignas nas células normais. 

Prevenção
A prevenção do câncer nem sempre é possível, mas há fatores de risco que estão na origem de diferentes tipos de tumor. O principal é o tabagismo. O consumo de bebidas alcoólicas e de gorduras de origem animal, dieta pobre em fibras, vida sedentária e obesidade também devem ser evitados para prevenir os tumores malignos.  

Tratamento
O tratamento do câncer é feito por meio de uma ou várias modalidades combinadas. A principal é a cirurgia, que pode ser empregada em conjunto com radioterapia, quimioterapia ou transplante de medula óssea. O médico vai escolher o tratamento mais adequado de acordo com a localização, o tipo do câncer e a extensão da doença. Todas as modalidades de tratamento são oferecidas pelo SUS

Fonte:www.inca.gov.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário