terça-feira, 19 de novembro de 2013

Novembro Azul alerta para diagnóstico precoce do câncer de próstata



      O câncer de próstata, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), é o mais comum entre os homens. A doença demora a se manifestar e suas causas ainda são desconhecidas, daí a importância dos exames preventivos. A Sociedade Brasileira de urologia recomenda que os homens comecem a fazer os exames preventivos a partir dos 45 anos de idade, uma vez por ano.O movimento Novembro Azul começou em 2003, na Austrália, paralelo às atividades do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, comemorado no dia 17 de novembro.
Procure um médico
    A atenção básica do município é a porta de entrada do homem, em qualquer fase da vida, para agendamento de consultas e realização de exames médicos.O Novembro azul tem o objetivo de incentivar o público masculino a procurar atendimento no posto de saúde mais próximo de sua residência para agendar consultas anuais com o urologista. É muito importante que os homens desenvolvam a consciência da prevenção e busquem o atendimento médico de rotina para avaliação de sua saúde de forma regular e anual.

???


segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Aula: Terapia Antirretroviral e Tratamento das Infecções Oportunistas

A disciplina Farmacodinâmica II e o Estágio Final em Farmácia da Universidade Federal da Bahia – Campus Anísio Teixeira, convidam para a aula “Terapia Antirretroviral e Tratamento das Infecções Oportunistas”; que será ministrada pela farmacêutica da Unidade de Infectologia do Complexo HUPES - Camille Carvalho Peixoto Cruz (Especialista em Farmácia Clínica e Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Medicina e Saúde - UFBA).
Data: 28/11/2013
Horário: Das 8h às 12h
Local: Auditório do Módulo Administrativo do IMS. 

Inscrições: 



Curso “Qualidade no Atendimento (EAD)”

Entre os dias 11 e 20/11, o curso “Qualidade no Atendimento (EAD)” estará com suas inscrições abertas e tem como principal objetivo fornecer subsídios para a formação do servidor público para que ele seja ético, perspicaz, autoconfiante e com habilidade no atendimento ao público. Os participantes terão 30 dias para cumprir a carga horária de 40 horas.
Podem inscrever-se no curso os servidores públicos efetivos e/ou ocupantes de cargo ou função de confiança da administração pública do Estado da Bahia.
Leia o Regulamento completo aqui.
Objetivos de Aprendizagem
Ao final do curso, o participante deverá ser capaz de:
• Identificar as competências essenciais necessárias ao servidor para oferecer atendimento e tratamento de qualidade ao cidadão.
• Considerar os princípios éticos e legais do serviço público em sua prática no atendimento ao cidadão, de modo a contribuir para a construção de uma boa imagem do serviço público. 
Conteúdo 
• Visão sistêmica do atendimento da Excelência no Atendimento e a Organização Pública 
• Atendimento ao Público 
• Comunicação Interpessoal 
• Competências essenciais do servidor público para bom atendimento/tratamento 
Carga Horária 
• 40h. O cursista terá 30 dias corridos para concluir o curso, considerando que ele deverá acessar o AVA todos os dias, por 1h30, aproximadamente.
Metodologia 
Será realizado na modalidade a distância, utilizando a plataforma Moodle disponível no Ambiente Virtual da FLEM, tanto para apresentação do conteúdo quanto para cumprimento das atividades avaliativas. Estarão à disposição dos cursistas tutores para tirar dúvidas de procedimentos administrativos e de conteúdo por meio de e-mail.
Materiais Didáticos
• Material complementar composto de artigos e materiais didáticos de domínio público disponíveis na Internet. Cabe ressaltar que, embora a lista sugerida em cada módulo didático seja extensa, a leitura dos textos não é obrigatória. 
• Módulos didáticos elaborados para o curso.
Recursos Didáticos / Atividade
• Uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem. 
• Realização de atividades assíncronas individuais e em grupo que enfatizem a cooperação a interação – estudos de caso e exercícios.
Avaliação 
A avaliação final do aluno será através de prova aplicada a distância, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), no padrão dos exercícios e ou questão dissertativa. Para ser aprovado, o aluno deverá obter o mínimo de 60% de acerto. 
Dinâmica de Realização
Serão 4 blocos, contemplando 5 turmas, com 100 participantes, cada turma.
Faça sua inscrição:   http://scm.saeb.ba.gov.br/

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM ESTOMAS NO HGVC

 

Critérios para implantação de curso de graduação em medicina por instituição de educação superior privada

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB), através da Superintendência de Recursos Humanos da Saúde (SUPERH) e Escola Estadual de Saúde Pública Professor Francisco Peixoto Magalhães Netto (EESP), vem através deste informar que o Ministério da Educação, no Diário Oficial da União de 23/10/2013, publicou o Edital Nº. 03 de Pré-Seleção de Municípios para Implantação de Curso de Graduação em Medicina por Instituição de Educação Superior Privada. 

Serão considerados como critérios para a seleção: 
01. Ter 70 mil ou mais habitantes, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Censo 2012; 
02. Não possuir oferta de curso de medicina em seu território; 
03. Número de leitos disponíveis SUS por aluno maior ou igual a 05 (cinco), ou seja, para um curso com 50 vagas, o município deverá possuir, no mínimo, 250 leitos disponíveis SUS; 
04. Número de alunos por equipe de atenção básica menor ou igual a 03 (três), considerando o mínimo de 17 (dezessete) equipes; 
05. Existência de leitos de urgência e emergência ou Pronto Socorro; 
06. Existência de, pelo menos 03 (três), Programas de Residência Médica nas especialidades prioritárias: (1) Clínica Médica; (2) Cirurgia; (3) Ginecologia-Obstetrícia; (4) Pediatria e (5) Medicina de Família e Comunidade; 
07. Adesão pelo município ao Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica – PMAQ, do Ministério da Saúde; 
08. Existência de Centro de Atenção Psicossocial – CAPS; 
09. Hospital de ensino ou unidade hospitalar com potencial para hospital de ensino, conforme legislação de regência; e 
10. Existência de hospital com mais de 100 (cem) leitos exclusivos para o curso