quarta-feira, 27 de março de 2024

Acolhimento aos alunos do curso de Nutrição UFBA

Na tarde do dia 27 de Março de 2024 foi realizado o acolhimento aos estudantes do curso de Nutrição da UFBA que irão fazer estágio obrigatório no CHVC (Complexo Hospitalar de Vitória da Conquista). As práticas serão conduzidas pelas professoras Vivian França e Laís Ferraz Brito Sousa.

Os alunos participaram de uma aula ministrada pela enfermeira Rosany Carvalho do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH). 

Março Azul 2024

 

Na penúltima semana do mês de Março, entre os dia 18 a 22 de Março de 2024, os médicos do Centro de Hemorragia Digestiva (CHD), do Complexo Hospitalar de Vitória da Conquista (CHVC) e membros da Sociedade Brasileira de Endoscopia, Dr. Lafontaine Cunha, Dr. Manuel Lescano, Dra. Sâmara Fernandes e Dr. Diego Rangel, realizaram atendimentos de colonoscopia em esquema de mutirão (pacientes previamente agendados) para o evento do Março Azul – mês de conscientização e prevenção do câncer colorretal.



quarta-feira, 20 de março de 2024

Inscrições para o programa de estágio - Partiu Estágio

Começa no dia 20 de Março de 2024 as inscrições para o programa de estágio "não obrigatório" Partiu Estágio, que visa garantir acesso a oportunidades de estágio a estudantes universitários de instituições estaduais, federais e privadas com sede/polo no Estado da Bahia.

A premissa do Programa é viabilizar e priorizar a oportunidade de Estágio aos estudantes em condições de vulnerabilidade socioeconômica.

Podem participar do Partiu Estágio estudantes de cursos de graduação presencial e EAD, de todas as universidades com sede no Estado da Bahia, com prioridade para preenchimento das vagas para alunos inscritos no Cadúnico, seguido por alunos que estudaram todo o ensino médio em escolas públicas, resguardando o percentual previsto em Lei de 10% para deficientes.

Este é o edital com maior número de oportunidades de estágio desde que o programa #PartiuEstágio foi lançado, em 2017.

São mais de 6 mil vagas, distribuídas em 302 municípios da Bahia, contemplando 126 diferentes áreas, como comunicação, enfermagem, direito, administração e outras licenciaturas. Para se inscrever ficou ainda mais fácil: basta acessar a plataforma de serviços do estado através do www.ba.gov.br

Agora que você já sabe, confira no link os critérios para participar e faça a sua inscrição! O mercado de trabalho espera por você.

terça-feira, 19 de março de 2024

Acolhimento aos alunos do Curso Técnico em Enfermagem do Instituto Formação e do Instituto de Saúde Ana Carolina


No dia 18 de Março de 2024 a enfermeira Rosany Carvalho do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do Complexo Hospitalar de Vitória da Conquista (CHVC), realizou aula de acolhimento para os alunos do curso técnico em Enfermagem do Instituto Formação e do Instituto de Saúde Ana Carolina que irão fazer estágios obrigatórios no CHVC. 
  
O SCIH atua de forma ativa na prevenção e controle de infecções hospitalares; tem como objetivo elaborar e instituir medidas para redução da incidência e gravidade dessas enfermidades.

Os estudantes receberam orientações sobre as rotinas do Complexo Hospitalar de Vitória da Conquista no atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Foi abordado sobre a importância da prevenção no trabalho de assistência hospitalar, principalmente o uso correto dos equipamentos de proteção individual, como, máscara cirúrgicas, luvas e avental. Reforçando aos estagiários a correta lavagem das mãos para a diminuição de riscos de contaminação.

CHVC: Pacientes do Hospital Crescêncio Silveira produzem ovos de Páscoa e aprendem sobre o combate à Dengue

 
Na manhã desta terça-feira (19), os pacientes da ala psiquiátrica do Hospital Crescêncio Silveira (HCS), unidade pertencente ao Complexo Hospitalar de Vitória da Conquista (CHVC), iniciaram o dia com uma atividade especial: a produção de ovos de Páscoa.

Orientados pela enfermeira Sueli Amaral, da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), eles aprenderam a importância do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para a manipulação de alimentos. Após a confecção, cada paciente dedicou-se a embalar os ovos, que serão levados para casa como lembrança da Semana Santa quando receberem alta.

Além da atividade de Páscoa, Sueli Amaral aproveitou a oportunidade para conscientizar os presentes sobre a importância da prevenção da dengue. Durante a ação foram destacadas medidas simples, porém eficazes, para combater o mosquito transmissor, reforçando sobre os cuidados que devem ser tomados em caso de suspeita das doenças.

O HCS se destaca em atividades terapêuticas e de conscientização com os pacientes da unidade, sempre preocupando-se com o acolhimento e incentivando momentos de integração da equipe com os pacientes, na intenção de salientar que a internação psiquiátrica vai além de tratamentos medicamentosos, sendo necessária uma abordagem dinâmica que valorize os relacionamentos e a participação ativa dos envolvidos.

  

 Fonte: Ascom/CHVC

terça-feira, 12 de março de 2024

Hospitais do Complexo Hospitalar de Vitória da Conquista recebem visita de autoridade médica de Moçambique em parceria com a UESB

A referência de atuação em assistência regional no SUS, ensino, pesquisa e extensão evidenciam o papel estratégico da rede própria estatal no cenário da saúde pública baiana. Para conhecer as atividades desenvolvidas no Hospital Geral de Vitória da Conquista - HGVC, Hospital Crescêncio Silveira e Hospital Afrânio Peixoto, que atuam 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS) recebemos a visita do médico moçambicano Narciso  do Hospital da cidade de Maputo, acompanhado do Prof. Dr. Jackson Pró Reitor de Assuntos Internacionais da Universidade Estadual da Bahia - UESB. 

As visitas ocorreram dia 12 e 19 de março de 2024 com objetivo conhecer o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS), o maior sistema público de saúde do mundo que proporciona acesso gratuito, universal e integral a todos, brasileiros em termos de serviços de saúde, desde atenção básica e saúde da família até a atenção hospitalar com cirurgias de alto risco e transplantes. 

A enfermeira Juliana Oliveira (Coordenação de Ensino e Pesquisa) que proporcionou e acompanhou a visita destacou como “a visita internacional pode se transformar em estreitamento de laços para trocas efetivas de conhecimento e aprimoramento de sistemas de saúde partindo do SUS como referência e de nossa micro política institucional”. 

O médico Narciso declarou ter vindo ao Brasil também para verificar como o sistema de saúde funciona para toda população pois 

em Moçambique, a assistência é feita por meio do Sistema Nacional de Saúde (SNS) que beneficia todo o povo moçambicano, no entanto o alcance do  é reduzido nas zonas rurais comparativamente a zona urbana. A gratuitidade é somente para um conjunto de serviços de saúde e uma taxa simbólica para internamento e tratamento ambulatório é cobrada.

Revela também, nosso visitante que o nível de pobreza, falta de fontes de rendimento estáveis e conjugado com os níveis de desemprego no país, os valores instituídos pelas taxas nos serviços de saúde, por mais baixos que sejam afetam o acesso aos serviços de saúde, na medida que que essa taxa é acrescida a outros custos tais como medicamentos, consulta, transporte e alimentação deixa grande parcela população desassistida precisando que Moçambique avance no direito à saúde e expansão do sistema nacional para toda população.

sexta-feira, 8 de março de 2024

Acolhimento aos alunos de Psicologia UESB


Na manhã desta sexta-feira (08), o Complexo Hospitalar de Vitória da Conquista (CHVC) realizou o acolhimento aos alunos de Psicologia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB, que irão fazer estágio obrigatório supervisionado no Complexo. 

A Enfermeira Rosany Carvalho do Serviço do Controle de Infecção Hospitalar do CHVC passou orientações sobre as rotinas do Complexo Hospitalar de Vitória da Conquista no atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Foi abordada a importância da prevenção no trabalho de assistência hospitalar, principalmente o uso correto dos equipamentos de proteção individual, como luvas, máscaras e avental. Reforçando aos estagiários a correta lavagem das mãos para a diminuição de riscos de contaminação.

quarta-feira, 6 de março de 2024

NUGETS acolhe novos membros do REDA


Equipe do NUGETS do Complexo Hospitalar de Vitória da Conquista (CHVC) acolhe os novos funcionários contratados em Regime Especial de Direito Administrativo (REDA), na manhã desta terça-feira (05) no auditório do Centro Municipal de Atendimento Especializado (CEMAE). 

O diretor geral Sr. Gerardo Azevedo Júnior, os recepcionou com boas-vindas aos novos membros das equipes do CHVC, na sequência foram ministradas algumas orientações pelos serviços de RH, SIAST, NEP, OUVIDORIA E HUMANIZAÇÃO.

O acolhimento do NUGETS aos novos contratados reafirma o compromisso do CHVC com a prestação de serviços de saúde e o bem-estar de sua equipe, assegurando assim um atendimento de qualidade aos usuários do SUS.

Nesse primeiro momento foram acolhidos 230 novos membros.

"Todos devemos honestidade ao mundo e aos outros, mas principalmente a nós mesmos"

MULTIPROFISSIONAIS UFBA

Complexo Hospitalar de Vitória da Conquista (CHVC) em parceria com NEP e a SCIH acolhe os residentes MULTIPROFISSIONAIS (Psicologia, Enfermagem, Farmácia e Nutrição) da UFBA os mesmos atuaram por dois anos no complexo.   

Farmácia UNEX

O Núcleo de Estudo e Pesquisa (NEP) acolhe os estudantes de Farmácia na UNEX na manhã dessa quarta-feira dia 06/03/2024 no Complexo Hospitalar de Vitória da Conquista (CHVC).

HGVC dá boas-vindas aos novos residentes

                    

A coordenação do PRM em Clínica Médica deu boas-vindas aos novos médicos do Programa de Residência. A recepção aconteceu na segunda-feira, dia 4 de março de 2024, organizada pela coordenadora do programa, Maria Tersa Barcia, com participação de preceptores e do Núcleo de Educação Permanente - NEP com a presença da enfermeira Juliana Oliveira.

O celebração foi um café da manhã que aconteceu na sala do PRM. Na oportunidade, as falas aos novos residentes foi de apresentação da trajetória do programa de Clínica Médica e da importância da residência para aperfeiçoamento da competência profissional adquirida na graduação, aquisição progressiva de responsabilidade pelos atos profissionais e desenvolvimento da capacidade de iniciativa, julgamento e avaliação, assim como a internalização de preceitos e normas éticas e o desenvolvimento de capacidade crítica da realidade.

Juliana Oliveira falou da parceria do NEP com a COREME, da necessidade do desenvolvimento de competências baseadas em princípios da ciência, da aprendizagem e das pesquisas, principalmente na área da educação médica que encontra, na residência, terreno fértil e adequado ao seu crescimento em qualidade.

Maria Teresa Barcia, coordenadora do Programa de Residência Médica em Clínica Médica declarou: “Completamos 10 anos de história na formação de médicos na especialidade de Clínica Médica e nesse caminho, percebemos que estamos no sentido certo para a construção de uma medicina melhor”.

sexta-feira, 1 de março de 2024

HGVC se destaca em Relatório de Doação de Órgãos na Bahia

   

O Complexo Hospitalar de Vitória da Conquista (CHVC) vem se destacando no cenário da doação de órgãos na Bahia, graças ao empenho e eficiência da sua Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT).

Segundo dados do Registro Baiano de Transplante-RBATX, em 2023, a Organização de Procura de Órgãos (OPO) do Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), que abrange unidades hospitalares em Vitória da Conquista, Brumado, Itapetinga, Guanambi e Caetité, alcançou uma taxa de conversão de 64,6%, a maior do Estado da Bahia. Esse feito consolida como referência no interior do estado, registrando um total de 90 doações de córneas ao longo do ano.

A doação de órgãos representa, muitas vezes, a única esperança de vida ou a oportunidade de recomeço para pacientes que dependem desses transplantes. Eloneide Pacífico, Assistente Social da OPO/CIHDOTT/HGVC, destaca a importância do consentimento familiar nesse processo: “O sim dos familiares em um momento tão difícil pode beneficiar várias pessoas, salvando milhares de vidas”.

Esse reconhecimento além de destacar a competência da equipe do HGVC, também reforça a conscientização sobre a relevância da doação de órgãos e a solidariedade da comunidade em momentos delicados para a vida de tantas pessoas.

Fonte: Ascom do HGVC