sexta-feira, 26 de setembro de 2025

Reunião com equipe de Chefes de Plantão reforça estratégias para qualificação da assistência na emergência do HGVC

    Na noite do dia 24 foi realizada uma reunião com a equipe de médicos chefes de plantão do Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC). O encontro teve como objetivo discutir as atividades desempenhadas por esses profissionais, buscando favorecer a reorganização do processo de trabalho e a qualificação da assistência prestada na emergência da unidade. A iniciativa visa otimizar o serviço e promover melhorias nas condições básicas de assistência à saúde, garantindo maior resolutividade, integralidade e qualidade no atendimento em tempo oportuno.

    Participaram da reunião representantes da Diretoria Geral, Diretoria Médica Clínica e Técnica, Diretoria de Enfermagem e a equipe de Chefes de Plantão.

    Durante a discussão, foram destacadas as atribuições dos chefes de plantão, que têm papel essencial no funcionamento do Complexo Hospitalar de Vitória da Conquista (CHVC). Entre suas responsabilidades estão circular pelas diversas unidades do hospital, garantindo uma visão ampla da capacidade de atendimento, além de acompanhar de perto setores críticos como a Emergência, UTIs, Centro Cirúrgico e enfermarias, sempre em busca de soluções ágeis para as demandas. Também cabe a esses profissionais o diálogo constante com o Núcleo Interno de Regulação e os coordenadores das especialidades, a fim de otimizar transferências e o giro de leitos, bem como apoiar a mobilização de pacientes da Urgência e Emergência para os setores de internamento, criando vagas para novos atendimentos.

    Outro ponto ressaltado foi a importância da atuação na organização do fluxo de admissões conforme a gravidade e o perfil dos casos atendidos, no acompanhamento dos tempos de atendimento e exames complementares, além da vigilância permanente quanto à segurança dos pacientes. A participação no Huddle diário permite atualizar a situação hospitalar e definir ações para reduzir a superlotação e o tempo de permanência. Os chefes de plantão também são responsáveis por acompanhar a tela da Central Estadual de Regulação, realizar busca ativa de vagas e, quando necessário, comunicar situações de superlotação, além de apoiar médicos e equipes nos trâmites de transferências.

    A reunião evidenciou ainda o papel desses profissionais no reporte e resolução de problemas administrativos relacionados à assistência e na manutenção de uma comunicação ágil e eficaz, já que o chefe de plantão permanece com celular disponível 24 horas para contato com a Central Estadual de Regulação e demais setores.

    O encontro reforçou a importância da atuação estratégica dos chefes de plantão, que, em articulação com as diretorias e equipes assistenciais, contribuem diretamente para a melhoria contínua do fluxo hospitalar e da qualidade da assistência oferecida à população.


Fonte: Ascon HGVC

quinta-feira, 18 de setembro de 2025

HGVC recebe nova visita técnica do projeto Saúde em Nossas Mãos/ PROADI-SUS

Nesta quarta-feira (17), o HospitalGeral de Vitória da Conquista, recebeu mais uma visita técnica da equipe do Hospital Sírio Libanês (São Paulo).

O objetivo da visita é acompanhar os resultados e propor ações para o pleno desenvolvimento do Projeto “Saúde em Nossas Mãos” promovido pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS). 

Esse projeto visa reduzir em 30% das infecções primárias relacionadas à assistência, sendo as principais: pneumonia associada à ventilação mecânica (PAV), infecção do trato urinário (ITU) e infecções primárias da corrente sanguínea (IPCS) na UTI III do HGVC. 

A reunião inicial aconteceu auditório da instituição para apresentação dos resultados obtidos até e alinhamento das metas previstas para os próximos meses. 

Em seguida, aconteceu a visita técnica na UTI III, onde conversou com a equipe assistencial, à beira leito, para compreender as dificuldades e atividades já desenvolvidas.

“A visita possibilita uma maior participação e compromisso da equipe na adesão aos bundles, ou seja, nas (estratégias) de prevenção para atingir os indicadores.A metodologia ativa de aprendizagem mútua é um diferencial” afirma Juliana Oliveira (NEP).

A tarde a equipe de visitadores reuniu-se com a equipe nuclear do Pronto Socorro do HGVC que será responsável pelo aplicação do projeto visando também reduzir infecções.

terça-feira, 16 de setembro de 2025

CHVC promove palestra sobre relacionamentos interpessoais saudáveis para coordenadores

    Na manhã desta terça-feira (16), o auditório do Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) sediou a palestra “Pontes e Laços: construindo relacionamentos interpessoais saudáveis”, ministrada pela psicóloga Amanda Rocha. O encontro, promovido pelo – Serviço Integrado de Atenção à Saúde do Trabalhador  (SIAST) do Complexo Hospitalar de Vitória da Conquista (CHVC), reuniu coordenadores do Complexo e teve como foco refletir sobre os desafios e as possibilidades de fortalecimento das relações dentro das organizações de saúde.

    Durante a ação, foram destacados entraves que dificultam a construção de um ambiente de trabalho motivador, como as longas jornadas que podem gerar estresse e adoecimento, a escassez de recursos materiais e humanos, além da sobrecarga de funções. Outro ponto levantado foi a baixa integração entre os membros das equipes, que muitas vezes se traduz em falhas de comunicação e comportamentos pouco colaborativos.

    Também foram abordados aspectos capazes de promover a motivação e o engajamento, como a valorização do trabalho coletivo, a adequação das competências às atividades, a criação de espaços de interlocução coletiva e o estímulo a momentos de integração.

    A comunicação, entendida em sua origem como “tornar comum”, foi destacada como ferramenta essencial para a integração e o desenvolvimento interpessoal. Nesse sentido, os coordenadores foram convidados a refletir sobre seu papel no apoio às equipes, seja por meio da escuta atenta às demandas, da acolhida às reações, ou ainda do exercício da empatia, oferecendo suporte para que os profissionais se sintam amparados em seu dia a dia.   Fonte: Ascom do HGVC

quinta-feira, 11 de setembro de 2025

UTI Neonatal - Setembro AMARELO

No dia 10 de setembro de 2025, foi realizada a Roda Amarela na área externa do CHVC, com o propósito de oferecer às mães e acompanhantes da UTI Neonatal um espaço de acolhimento, escuta e validação emocional. 

Dentre as pautas, ressaltou-se a valorização da vida e o papel essencial da rede de apoio diante dos desafios enfrentados.

Ao final do encontro, a psicóloga conduziu uma prática de Atenção Plena (Mindfulness), voltada à percepção do próprio corpo, com a proposta de centrar a atenção no momento presente. Como efeito adicional, a experiência também acabou por promover relaxamento e autocuidado.

A ação foi organizada pela psicóloga do setor, Anna Cecília Oliveira Cosme, e contou com a participação da pós-graduanda em Psiquiatria, a médica, Kalile dos Anjos, como convidada.

A iniciativa também contou com a presença participante da coordenadora da Equipe de Enfermagem da UTI Neonatal, Alda Nery.



terça-feira, 9 de setembro de 2025

II Congresso de Transplantes de Órgãos e Tecidos do Sudoeste da Bahia destaca avanços e desafios na área

 No auditório do CEMAE, em Vitória da Conquista, sediou esta semana o II Congresso de Transplantes de Órgãos e Tecidos do Sudoeste da Bahia, que teve como tema central “Da Doação à Vida: o Caminho do Transplante”.

O evento reuniu profissionais da saúde, gestores, acadêmicos e representantes de instituições parceiras para debater avanços, desafios e estratégias que envolvem todo o processo de doação e transplante.

Durante o credenciamento, os participantes foram recepcionados pelo cantor Maurício Sena, que embalou o início do congresso com voz e violão, proporcionando um momento de integração e descontração.

Na mesa de abertura, estiveram presentes representantes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), da COSET/SESAB, da Diretoria Geral do CHVC, da OPO Sudoeste e do CREMEB, reforçando a importância da união institucional para o fortalecimento da política de transplantes.

A primeira palestra foi ministrada pelo coordenador Estadual de Transplantes da Bahia (COSET/SESAB), Eraldo Moura, que abordou a “História da Doação e do Transplante e a Situação Atual do Programa de Transplantes no Brasil, na Bahia e no Sudoeste Baiano”.

Na sequência, a Dra. Edney Nascimento Matos, médica coordenadora da OPO Sudoeste, apresentou um panorama sobre a legislação vigente no Brasil e em outros países. Já o Dr. Luís Claudio Menezes Carvalho, representante do CRM-VCA, destacou o papel do profissional médico no diagnóstico de morte encefálica.

A programação seguiu com a palestra da enfermeira América Carolina Brandão de Melo Sodré, que trouxe reflexões sobre as etapas do processo de doação e transplante, ressaltando avanços e desafios. Em seguida, a enfermeira Tayara Sampaio compartilhou a experiência exitosa da OPO Feira de Santana como modelo de busca ativa regional.

O primeiro dia foi encerrado com a apresentação da enfermeira Janaina Silva, coordenadora da OPC-HOC, que destacou os “Desafios e avanços do programa de Doação de Córneas no Sudoeste da Bahia”, e da enfermeira Geovana Magestade, que apresentou a experiência da CIHDOTT do Hospital Prado Valadares.

O segundo dia começou com a palestra da médica intensivista Lívia de Assunção Melo (HGVC), que discutiu “O Diagnóstico de Morte Encefálica nos Tempos Atuais”. Na sequência, foi realizada a mesa-redonda sobre a manutenção do potencial doador de órgãos, com contribuições do médico intensivista Murilo Lemos das Virgens (CHVC), do enfermeiro José Coqueiro Neto (OPO CHVC) e do fisioterapeuta Marcos Vinícius da Rocha Bezerra (UTI CHVC).

Outra mesa-redonda trouxe o debate sobre o acolhimento e a entrevista familiar para doação de órgãos e tecidos, com a psicóloga Karine Barbosa Santos e a coordenadora da CET-BA, Regina Helena Vasconcelos, que detalhou os aspectos legais da autorização familiar.

Encerrando a programação, a mesa-redonda “Do Diagnóstico ao Transplante” contou com a participação de especialistas em nefrologia. O médico Igor Thiago Alvim Cardoso abordou a oferta de tratamento para Doença Renal Crônica (DRC) no Sudoeste Baiano; o médico Washington Luís Viriato Sampaio apresentou a trajetória do paciente da DRC até o transplante renal; e a médica Maria Teresa Araújo de Lorenzo Barcia, do CHVC, trouxe reflexões sobre o percurso dos pacientes no pré e pós-transplante.

O congresso foi marcado por ampla troca de conhecimentos, relatos de experiências bem-sucedidas e pelo fortalecimento da rede de profissionais que atuam direta ou indiretamente no processo de doação e transplantes na Bahia.

O II Congresso de Transplantes de Órgãos e Tecidos do Sudoeste da Bahia reforçou a importância do diálogo interdisciplinar e da sensibilização da sociedade sobre a doação, reafirmando o compromisso de transformar a solidariedade em vida.




sexta-feira, 5 de setembro de 2025

II CONGRESSO DE TRANSPLANTES DE ÓRGÃOS E TECIDOS DA DOAÇÃO À VIDA: O CAMINHO DO TRANSPLANTE

    Hoje trazemos o relato emocionante de Igor Magalhães, que recebeu um transplante de rins aqui em Vitória da Conquista, com o apoio da Organização de Procura de Órgãos do nosso Complexo Hospitalar.

    Cada palavra dele nos lembra da importância da doação de órgãos e da força da rede pública de saúde, que transforma a vida de cada pessoa, todos os dias.

    Hoje, dia 5 de Setembro de 2025, inicia-se o Il Congresso de Transplante de Órgãos e Tecidos: da Doação à Vida - o Caminho do Transplante, um evento que fortalecerá ainda mais a temática da doação de órgãos em nossa região! 

Nos dia 05 e 06 de setembro de 2025, no AUDITÓRIO DO CEMAE de Vitória da Conquista-BA

Isso é SUS: feito de histórias reais, de esperança e de cuidado com quem mais precisa.

https://www.instagram.com/stories/complexohospitalarvca/3715021114503516108?utm_source=ig_story_item_share&igsh=MWljYnpxbm0xZzdhdQ==


quarta-feira, 3 de setembro de 2025

CHVC participa do II Simpósio sobre Epidermólise Bolhosa do Sudoeste da Bahia

     O Complexo Hospitalar de Vitória da Conquista (CHVC) marcou presença no II Simpósio sobre Epidermólise Bolhosa do Sudoeste da Bahia, promovido pela Associação de Familiares, Amigos e Pessoas com Epidermólise Bolhosa da Bahia (AFAPEB-BA). O evento contou com a participação do Diretor do CHVC, Gerardo Júnior, e da médica Juscelia Melo, Diretora Técnica do Complexo, na mesa de abertura, além da palestra da enfermeira Rafaella Frota, coordenadora do Ambulatório de Epidermólise Bolhosa (EB) do CHVC, instalado na unidade do Hospital Afrânio Peixoto (HAP).

    Durante sua fala, Rafaella destacou a importância do encontro para o fortalecimento da rede de atenção às pessoas com Epidermólise Bolhosa na região:

    “Hoje concluímos um dia muito importante, não só para Vitória da Conquista, mas para todo o Sudoeste. Tivemos a oportunidade de divulgar o ambulatório, inaugurado em abril, e reunir profissionais com grande experiência no cuidado da EB. Trouxemos referências da área, como especialistas do HUPES/UFBA, em Salvador; o pediatra Dr. Ney Boa Sorte; a enfermeira estomaterapeuta Lívia Xavier; e Luiz Alberto Valente Júnior, cirurgião-dentista do Hospital das Clínicas de São Paulo, que abordou a relevância do cuidado odontológico para esses pacientes. Além disso, contamos com profissionais de psicologia, nutrição e fisioterapia, reforçando a visão multiprofissional e holística necessária ao paciente com EB. O evento também reuniu estudantes, gestores municipais, famílias e pacientes, que emocionaram a todos com seus relatos de fé e esperança. Foi um sucesso e nos fortalece na missão de garantir mais qualidade de vida para essas pessoas em nossa região.”

    A participação do CHVC no Simpósio evidencia o empenho do Complexo em apoiar iniciativas que ampliem o cuidado e a visibilidade da Epidermólise Bolhosa no Sudoeste do estado, considerando que se trata de uma condição rara que demanda atenção especializada e integrada.

II Simpósio sobre Epidermólise Bolhosa do Sudoeste da Bahia


terça-feira, 2 de setembro de 2025

Projeto “Neonatologia Itinerante” do CHVC revoluciona a assistência neonatal no interior da Bahia

    Nesta semana, parte da equipe da UTI Neonatal do Complexo Hospitalar de Vitória da Conquista (CHVC) esteve em Itapetinga, a menos de 100 km de Conquista, para iniciar o projeto CHVC Extra Muros: Neonatologia Itinerante, realizado no Hospital Virgínia Hagge (HVH).

    A ação foi conduzida pela médica pediatra intensivista neonatal Fernanda Modesto Habib, coordenadora da UTI Neonatal do CHVC e idealizadora do projeto, junto com as enfermeiras Alda Nery e Maria Eduarda Bomfim e o fisioterapeuta Tiago Brito Viana. A iniciativa integra o trabalho do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do CHVC e tem como objetivo reduzir a morbimortalidade neonatal em municípios do sudoeste baiano que não dispõem de serviços de alta complexidade.

    Durante todo o dia, foram realizados treinamentos teóricos e práticos em cuidados básicos e imediatos ao recém-nascido, com ênfase em condutas essenciais para os primeiros minutos e horas de vida. As atividades abordaram práticas de reanimação neonatal, a importância da manutenção da temperatura corporal, o uso precoce do CPAP (Pressão Positiva Contínua nas Vias Aéreas) em prematuros, a nutrição adequada desde os primeiros momentos, além do incentivo ao contato pele a pele entre mãe e bebê. Também foram repassadas orientações sobre o uso correto do balão autoinflável, a confecção artesanal do CPAP, o controle da administração de oxigênio, os cuidados durante o transporte neonatal e a realização do teste do coraçãozinho.

    De acordo com Fernanda Habib, muitas crianças chegam ao CHVC em situações que poderiam ser evitadas com medidas simples e acessíveis aplicadas ainda nas cidades de origem. “O projeto nasceu para treinar equipes das cidades que não contam com unidades especializadas, capacitando médicos, enfermeiros e técnicos em práticas que fazem toda a diferença na vida do recém-nascido”, afirmou.

    A capacitação é oferecida de forma gratuita e voluntária pela equipe multiprofissional do CHVC, com total apoio de Gerardo Júnior, Diretor do Complexo. Cada município participante será responsável por oferecer a estrutura necessária para a realização dos encontros, enquanto o CHVC garante a equipe instrutora e a certificação dos profissionais.

    Em Itapetinga, a experiência foi considerada um sucesso. Para a diretora do Hospital Virgínia Hagge, a enfermeira obstétrica Adriana Lemos, a iniciativa trouxe grande impacto positivo: “O evento é de grande relevância, pois trabalha a assistência adequada ao recém-nascido nas primeiras horas de vida, reduzindo complicações e mortalidade. Tivemos participação efetiva de técnicos, enfermeiros e médicos. Avalio de forma muito satisfatória, atendeu nossas expectativas e já solicitei um segundo momento para contemplar toda a equipe assistencial. Foi maravilhoso!”.

    O Projeto Neonatologia Itinerante segue como uma iniciativa transformadora, que promove conhecimento, fortalece a rede de atenção neonatal no interior da Bahia e contribui diretamente para salvar vidas e oferecer qualidade de vida aos recém-nascidos.

    Entre as cidades que já solicitaram a capacitação estão Barra do Choça, Cândido Sales, Livramento de Nossa Senhora e Maitinga. Municípios interessados em receber a ação podem entrar em contato com o NEP do CHVC pelo e-mail: chvc.nep@saude.ba.gov.br

📩 Municípios interessados em receber a capacitação podem entrar em contato pelo e-mail: chvc.nep@saude.ba.gov.br

Fonte: Ascom do HGVC