O Complexo Hospitalar de Vitória da Conquista (CHVC) marcou presença no II Simpósio sobre Epidermólise Bolhosa do Sudoeste da Bahia, promovido pela Associação de Familiares, Amigos e Pessoas com Epidermólise Bolhosa da Bahia (AFAPEB-BA). O evento contou com a participação do Diretor do CHVC, Gerardo Júnior, e da médica Juscelia Melo, Diretora Técnica do Complexo, na mesa de abertura, além da palestra da enfermeira Rafaella Frota, coordenadora do Ambulatório de Epidermólise Bolhosa (EB) do CHVC, instalado na unidade do Hospital Afrânio Peixoto (HAP).
Durante sua fala, Rafaella destacou a importância do encontro para o fortalecimento da rede de atenção às pessoas com Epidermólise Bolhosa na região:
“Hoje concluímos um dia muito importante, não só para Vitória da Conquista, mas para todo o Sudoeste. Tivemos a oportunidade de divulgar o ambulatório, inaugurado em abril, e reunir profissionais com grande experiência no cuidado da EB. Trouxemos referências da área, como especialistas do HUPES/UFBA, em Salvador; o pediatra Dr. Ney Boa Sorte; a enfermeira estomaterapeuta Lívia Xavier; e Luiz Alberto Valente Júnior, cirurgião-dentista do Hospital das Clínicas de São Paulo, que abordou a relevância do cuidado odontológico para esses pacientes. Além disso, contamos com profissionais de psicologia, nutrição e fisioterapia, reforçando a visão multiprofissional e holística necessária ao paciente com EB. O evento também reuniu estudantes, gestores municipais, famílias e pacientes, que emocionaram a todos com seus relatos de fé e esperança. Foi um sucesso e nos fortalece na missão de garantir mais qualidade de vida para essas pessoas em nossa região.”
A participação do CHVC no Simpósio evidencia o empenho do Complexo em apoiar iniciativas que ampliem o cuidado e a visibilidade da Epidermólise Bolhosa no Sudoeste do estado, considerando que se trata de uma condição rara que demanda atenção especializada e integrada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário