domingo, 7 de março de 2010

08 de março - Dia Internacional da Mulher

A luta das mulheres por igualdade social teve inicio em 1857, onde operárias de uma fábrica de tecidos, cansadas da situação degradante e injusta em que viviam no trabalho, realizaram, no dia 8 de março daquele ano, uma grande greve reivindicando melhores condições de trabalho, como redução de carga horária, equiparação com o salário dos homens e um tratamento digno dentro do ambiente de trabalho. Essa greve foi brutalmente reprimida, as operárias foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Cerca de 130 mulheres morreram carbonizadas.

O ato passou despercebido durante 53 anos. Só em 1910, durante a II Conferência das Mulheres, realizada na Dinamarca, ficou estabelecido que o 8 de março, em memória das tecelãs, fosse o Dia Internacional da Mulher.

Hoje, as mulheres persistem na busca da igualdade social, com muitas conquistas ao longo dos anos. Alcançaram objetivos, traçaram metas, porém hoje o grande sonho de muitas é ter qualidade de vida, fazer de cada momento um grande momento onde possa ser mãe, esposa e manter-se uma boa profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário