segunda-feira, 22 de março de 2010

HGVC - Implatação do Acolhimento na Emergência

IMPLANTAÇÃO DE ACOLHIMENTO COM AVALIAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE RISCO NA EMERGÊNCIA DO HGVC

Diretoria do HGVC busca estratégias para acolhimento com avaliação de risco na Emergência. Para tanto, está tendo como parceiros os estudantes do 6º ano do curso de medicina da UESB.
O NEP está organizando encontros com a equipe da Unidade de Emergência do hospital e os estudantes de medicina, em que a Assistente Social Eloneide Caracas vem apresentando o protocolo de acolhimento por classificação de risco do Ministério da Saúde.
O acolhimento é um modo de operar os processos de trabalho em saúde de forma a atender a todos que procuram os serviços de saúde,ouvindo seus pedidos e assumindo no serviço uma postura capaz de acolher,escutar e pactuar respostas mais adequadas aos usuários. Implica prestar um atendimento com resolutividade e responsabilização, orientando, quando for o caso, o paciente e a família em relação a outros serviços de saúde para a continuidade da assistência e estabelecendo articulações com esses serviços para garantir a eficácia desses encaminhamentos.
A crescente demanda pelos Serviços de Emergência tornam a Classificação de Risco necessária para uma identificação dos pacientes que precisam de tratamento imediato de acordo com o potencial de risco, agravos a saúde ou grau de sofrimento.
Objetivos da Classificação de Risco: - Avaliar o paciente logo na sua chegada ao Pronto-Socorro humanizando o atendimento. - Descongestionar o Pronto-Socorro. -Reduzir o tempo para o atendimento médico, fazendo com que o paciente seja visto precocemente de acordo com a sua gravidade. - Determinar a área de atendimento primário, devendo o paciente ser encaminhado diretamente às especialidades conforme protocolo. Exemplo: ortopedia, ambulatórios, etc. Informar os tempos de espera. -Promover informação sobre o serviço aos usuários. Retornar informações a familiares.
A prioridade da assitência médica e de enfermagem será feita categorizando os pacientes nos seguintes níveis:
Emergênica: será identificado pela cor vermelha
Urgência: será identificado pela cor amarela
Atendimentos não críticos: será identificado pela cor verde
Não urgências: será identificado pela cor azul.
Objetiva-se melhores resultados através da classificação de pacientes por gravidade, com isso conseguir melhorar a assistência prestada a paciente de urgência e emergência no pronto socorro e também as demandas espontâneas não graves através do programa de acolhimento.

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