A Influenza A (H1N1) é uma infecção viral aguda do sistema respiratório , de distribuição global e elevada transmissibilidade. Os sintomas muitas vezes se caracterizam pelo comprometimento das vias aéreas superiores. A febre é o sintoma mais importante e com duração em torno de três dias.O objetivo geral da vacinação para grupos prioritários é de contribuir para a redução da morbi-mortalidade pelo vírus da influenza A e manter a infra-estrutura dos serviços de saúde para atendimento à população.
No Hospital Geral de Vitória da Conquista a vacinação ocorreu entre os dias 18 a 20 de março de 2010 com vacinação de trabalhadores de saúde que atuam na emergência,clínicas médica, cirúrgica,pediatria e maternidade, UTI 1 e 2 e UTI pediátrica, recepção,segurança,motoristas de ambulância pessoal de limpeza ,laboratório e banco de sangue. Foram vacinados 700 funcionários cobrindo 100% do grupo prioritário estabelecido pelo Ministério da Saúde com apoio da Secretaria de Saúde do Município ,20ª DIRES.
Segundo a Coordenadora do Núcleo de Epidemiologia , a enfermeira Simone Galvão : a vacinação dos profissionais de saúde é uma estratégia importante para o grupo de trabalhadores de saúde pois a vacina contra a influenza H1N1 visa manter a infra-estrutura dos serviços de saúde para atendimento sem haver estrangulamento na atenção a população. E também, a vacina tem 95% de eficácia quando administrada. E sempre lembrando que a prevenção da infecção por influenza H1N1 é feita através:
a) Cuidados de higiene pessoal (banho, higiene oral e nasal, especialmentelavagem das mãos), proteção da boca e nariz quando tossir ou espirrar.
a) Cuidados de higiene pessoal (banho, higiene oral e nasal, especialmentelavagem das mãos), proteção da boca e nariz quando tossir ou espirrar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário