segunda-feira, 15 de maio de 2017

HGVC promove Aula : Uso Racional do Oxigênio

Foi realizada em 18 de maio de 2017 às 10:30 na sala de estudos do HGVC aula com o Fisioterapeuta Ramon Santos: Uso Racional do Oxigênio com o objetivo de promover educação continuada para a equipe multiprofissional do HGVC quanto aos cuidados com a oxigenoterapia inalatória. O custo do oxigênio é elevado, devendo ser empregado com uso racional. Assim medidas que busquem ampliar os conhecimentos acerca deste tipo de terapia são importantes.




A oxigenoterapia inalatória pode ser definida como um suporte artificial de oxigênio no ar inspirado. Seu principal objetivo é a oxigenação tecidual, que é conseguido quando se atinge uma pressão arterial de oxigênio (PaO2) acima de 60 mmHg, o que corresponde a uma saturação periférica de oxigênio aproximada em 90%. Para sua utilização usa-se diversos dispositivos: Dispositivos Baixo Fluxo – FiO2 não é fixa - Cateter Nasal Máscara Facial Alto Fluxo – FiO2 é fixa - Máscara de Venturi Máscara de Reservatório.
O Ftª Ramon Santos fez uma abordagem quanto a indicação da Oxigenoterapia: - Oxigenação tecidual - No suporte respiratório em diversas etapas das doenças respiratórias, cardiovasculares, cirurgias e para manter níveis adequados de saturação periférica e pressão arterial de oxigênio quando o ar ambiente não é suficiente.

Ações como esta, só tendem a melhorar a qualidade da assistência hospitalar, minimizando riscos e qualificando a equipe.


Nenhum comentário:

Postar um comentário