segunda-feira, 14 de julho de 2025

PRM recebem visita de avaliador do MEC

 

    A Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), realizou segunda-feira (14), uma visita ao Complexo Hospitalar de Vitória da Conquista - BA. O objetivo foi avaliar para recredenciamento 04 programas da instituição: Gastroenterologia, Medicina Intensiva Pediátrica, Psiquiatria e Cirurgia Geral. A avaliadora Miralba Freire fez reunião de avaliação  com o coordenador da COREME e supervisores dos programas no NEP. A comissão percorreu as enfermarias, Centro de Hemorragia Digestiva do Interior (CHDI), e demais dependências da unidade. Também reuniu-se com os residentes no auditório.
    Miralba presenteou o NEP e a COREME com o livro “Especialistas em Vida - A CEREM - BA e o processo seletivo unificado de residência médica na Bahia” que ficará disponível na biblioteca. “ Eu diria que um segundo marco relevante na história da Comissão Estadual , e que trouxe grande contribuição para a formação dos especialistas baianos, foi, além da unificação do processo seletivo, a profissionalização do mesmo.” Observou Miralba sobre o livro.

quinta-feira, 10 de julho de 2025

PLATAFORMA BAHIA: implantação no CHVC

A Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde (PNCTIS) tem como  um dos objetivos principais desenvolver e aperfeiçoar os processos de produção e  absorção de conhecimento científico e tecnológico pelos sistemas, serviços e  instituições de saúde, entre outros. 
A Secretaria da Saúde, através da Superintendência de Assistência Farmacêutica, Ciência e Tecnologia em Saúde, Diretoria de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde  SAFTEC/DITEC, vem realizando ações de monitoramento do fluxo de pesquisas junto  às Unidades de Saúde (hospitais da rede própria e centros de referência) e Unidades  Administrativas do Nível Central no sentido de garantir o desenvolvimento de pesquisas  para o SUS pautado análise de viabilidade, princípios éticos e relevância científica das pesquisas realizadas nas referidas unidades. 
Para isso, sob condução geral do GASEC, surgiu a parceria GASEC/DMA/DITEC para  reestruturação de tais ações de forma a assegurar a qualidade no desenvolvimento de pesquisas no âmbito da SESAB, sendo criado então o sistema “Plataforma Bahia”. 

 Objetivo do Sistema 

A Plataforma Bahia® tem por objetivo disponibilizar uma ferramenta on line para registro, submissão, tramitação, acompanhamento e divulgação de pesquisas nas  Unidades de Saúde e Nível Central da rede da SESAB. 
Esta plataforma tem como premissas facilitar o processo de submissão de pesquisas no âmbito das comissões Local (esferas a cargo da SESAB) em sintonia com o Comitê de Ética em Pesquisa (Plataforma Brasil) e em conformidade com a Resolução CONEP/CNS No 466/2012 e demais instrumentos normativos. 
A Plataforma Bahia vai permitir o acesso a informações do número de pesquisas aprovadas ou em tramitação, divididos por unidades, região/estado, por área de conhecimento entre outros. 
Além disso, contará também com um painel para que os pesquisadores possam fazer o acompanhamento das pesquisas no âmbito local, bem como o andamento de sua  execução. A sociedade poderá ter acesso ainda aos dados de todas as pesquisas  aprovadas e com autorização de divulgação.

 

Endereço do sistema: https://plataformabahia.saude.ba.gov.br/#/