A Educação Permanente em Saúde promove processos formativos estruturados a partir da problematização do seu processo de trabalho, cujo objetivo é a transformação das práticas profissionais e da própria organização do trabalho, tomando como referência as necessidades de saúde das pessoas e das populações, da gestão setorial e o controle social em saúde
quinta-feira, 30 de novembro de 2023
APURAÇÃO ELEIÇÕES CLST
3º Seminário Internacional de Gestão Contemporânea de Serviços de Saúde
terça-feira, 28 de novembro de 2023
Hemoba celebra Dia Nacional do Doador de Sangue neste sábado (25)
A
Hemoba comemorou neste sábado (25), o Dia Nacional do Doador de Sangue, em
agradecimento aos voluntários pela iniciativa solidária de doar sangue. Na
programação, tivemos um lanche diferenciado patrocinado pela nutrição do CHVC,
e entrega de Cokies Tia Sônia (patrocínio), durante toda semana.
O
colégio Modelo também enviou cartazes confeccionados por estudantes para
decorar a unidade.
No
sábado, fizemos um sabadão Solidário, quando recebemos os grupos de doadores
agendados previamente oriundo de instituições religiosas e entidades privadas,
mas também grupos voluntários de outras cidades, como Ituaçu e Tanhaçu que
vieram em uma van alugada especialmente para esse dia, além da comunidade
local.
Ainda
no sábado tivemos a presença da TV Sudoeste transmitindo a ação filmando e
fazendo reportagem. Um cantor que animou a manhã de sábado, um bolo para a
comemoração, além do lanche diferenciado com sucos e frutas e entrega de
Naninhas, um brinde fornecido pela instituição Naninhas do Bem de Vitória da Conquista.
Todo essa mobilização teve como objetivo agradecer
aos doadores e mobilizar a população para a importância da doação de sangue. “É
um dia importante para a Hemoba e todos os hemocentros do país, quando temos a
oportunidade de agradecer aos voluntários a doação de sangue, que durante o ano
nos ajudam a salvar vidas.
Os
doadores de sangue são fundamentais para que a Hemoba cumpra a sua missão de
atender a demanda por hemocomponentes das unidades hospitalares”,como pontuado
por Dra Rivânia Andrade, diretora de Hemoterapia da Fundação.
Segundo o Ministério da Saúde, 1,8% da população doa sangue de forma regular, número que fica um pouco abaixo dos 2% ideais definidos pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), mas bem atrás dos 3% a 5% registrados em países da Europa. As doações constantes são essenciais para atendimento de emergência, pessoas com doenças hematológicas variadas e câncer e para aquelas que se submetem a cirurgias eletivas de grande porte.
Com essa ação conseguimos um saldo de: 235 atendimentos e 190 bolsas coletadas, quando em média, nos dias normais, conseguimos coletar 65 bolsas de sangue por semana.
sexta-feira, 24 de novembro de 2023
DOAÇÃO DE ÓRGÃOS
No dia 22 de novembro de 2023, no Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), um jovem de 20 anos, vítima de traumatismo craniano, teve seus órgãos e córneas doados pela família, proporcionando uma segunda chance a outros na fila de transplantes.
O HGVC se dedica à captação de órgãos há 16 anos, destacando-se pelo comprometimento da Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos Para Transplantes (Cihdott) e da Organização de Procura de Órgãos (OPO). Essas equipes são referências pela região Sudoeste da Bahia na identificação de doadores e na coordenação logística para garantir a entrega oportuna dos órgãos aos receptores.
Com o apoio da Força Aérea Brasileira (FAB), o transporte aéreo foi necessário para o sucesso da operação. Os órgãos foram transplantados na Bahia, com córneas destinadas aos pacientes em Vitória da Conquista, e o coração seguiu para Brasília – DF, pois no momento não há receptor compatível no Estado, sendo disponibilizado para o Sistema Nacional de Transplantes (SNT).
A história desse jovem e sua família destaca a importância de conscientizar sobre a doação de órgãos. Dizer “sim” para a doação é um presente de vida para quem espera por uma segunda chance. A mensagem é clara: informe sua família sobre sua decisão de ser doador de órgãos e contribua para a continuação da vida de outros. Esses gestos são atos de amor e solidariedade, que oferecem esperança aos que precisam e aguardam na fila de transplante.
Ascom/HGVC
quarta-feira, 22 de novembro de 2023
Web Conferência - Encerramento do exercício financeiro 2023
“Estamos encerrando mais um exercício financeiro e contábil cumprindo todas as normas orçamentárias, financeiras, patrimoniais vigentes e as disposições da legislação estadual. Como unidade orçamentária, gestora e administrativa somos responsáveis pela gestão e controle interno do processamento das despesas, do levantamento de bens, materiais e valores e da remessa da documentação do exercício 2023” falou Josana Mota, diretora financeira.
HCS - Transtorno Afetivo Bipolar (TAB)
O Hospital Crescêncio Silveira (HCS) é uma unidade do Complexo Hospitalar de Vitória da Conquista (CHVC) que, além de possuir leitos clínicos, é responsável por ofertar assistência especializada em Saúde Mental.
Por se tratar de um centro de referência, o HCS tem atuado na promoção do conhecimento e na capacitação contínua dos servidores. Mensalmente, a unidade organiza ações que abordam temas relacionados aos Transtornos Mentais, Transtornos de Personalidade e Emergências Psiquiátricas.
Na tarde da segunda-feira (20), o foco do encontro foi para o Transtorno Afetivo Bipolar (TAB), uma condição que provoca alterações no comportamento e leva o paciente a oscilar entre momentos de euforia e depressão repentinamente. A frequência e a intensidade do quadro variam, podendo ser moderadas ou graves.
A capacitação contou com a participação de psiquiatras, psicólogos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e demais profissionais que atuam no atendimento e suporte aos pacientes com transtornos mentais. A troca de experiências e o aprofundamento nos aspectos clínicos, terapêuticos e sociais do TAB foram destaques durante a ação do HCS.
“Apesar de difícil de ser identificado, o transtorno bipolar começa na adolescência ou no início da idade adulta e pode ocorrer em paralelo com outros problemas, como abuso de substâncias e comportamento irregular na escola ou em local de trabalho”, afirma a enfermeira Lygia Matos, Coordenadora Administrativa do HCS. “O TAB não tem cura, mas é possível controlar as alterações de humor com medicamentos específicos e acompanhamento com tratamento psicoterápico”.
As ações mensais promovidas pelo Hospital Crescêncio Silveira têm como principal objetivo alcançar um bom desempenho na formação contínua de seus servidores, sempre voltando a atenção para a qualidade e humanização dos serviços oferecidos aos usuários. A próxima capacitação já está marcada para a primeira quinzena do mês de dezembro.
Ascom/HGVC
NOVEMBRO AZUL
O Complexo Hospitalar de Vitória da Conquista (CHVC), iniciou a campanha "Novembro Azul" com o objetivo de alertar para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, o mais frequente entre os homens brasileiros depois do câncer de pele.
O mês de novembro é marcado pela campanha Novembro Azul, que tem como objetivo chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina, especialmente o câncer de próstata que é considerado a segunda doença que mais acomete os homens no mundo e a primeira que mais mata.
O intuito dessa ação foi promover uma escuta orientada para os ouvintes presentes e alertar para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, A única forma de possibilitar a cura do câncer de próstata é com o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou com 50 anos e sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA. Nós alunos e futuros enfermeiros sabemos que os homens possuem muita relutância em buscar informações e até mesmo falar sobre o câncer de próstata. Relata os estudantes Alexsandro, Beatriz, Fabrícia, Janine e Samara de uma instituição de ensino superior.
Muitos acreditam que a sua masculinidade será afetada pelo exame de toque retal. A realização desta atividade veio a contribuir não só para a formação acadêmica de nós estudantes mas também para a sensibilização desta população quanto à importância da realização de métodos preventivos, evitando agravos à saúde.
segunda-feira, 20 de novembro de 2023
Mês de Atenção à Prematuridade
A UTI Neonatal do Complexo Hospitalar de Vitória da Conquista (CHVC), tem 10 anos e oferece 10 leitos com as seguintes especialidades: clínico neonatal, cirúrgico-pediátrico, neurocirurgia, dentre outras.
Recebemos mensalmente aproximadamente 32 pacientes, deste, 55% são prematuros,
que nasceram com baixo peso ou com alguma condição que possa comprometer o seu
desenvolvimento, assim, eles precisam de cuidados intensivos e de tratamentos
específicos. É importante conscientizar a população sobre esse tema e
proporcionar um dia especial.
17 de Novembro é o Dia Internacional da Prematuridade. A CAMPANHA NOVEMBRO ROXO
- Mês de Atenção à Prematuridade, organizado pela Coordenadora Alda Silva Nery
Amaral, nessa data, com a cobertura da TV SUDOESTE entrevistando a Doutora
Nádia Fernanda M. Habib sobre Prematuridade.
Essa Campanha reforça os cuidados para evitar o nascimento de bebês
prematuros, que cuidados devem ser tomados e comemora as batalhas enfrentadas,
no início de suas vidas, com sua família.
As mães tiveram um dia diferenciado com atividades relaxantes, palestras
para orientações e dúvidas recorrentes nos cuidados diários de seus filhos, com
um delicioso Coffee Break, Sorteios e novos aprendizados como mostra o
cronograma de atividades do dia.
Nádia Fernanda M. Habib
Enfermeira Karolina
Aleitamento - Alda Nery
Kanguru - Killiana Modesto
Higienização de mãos - Fabíola Torres
Sorteios
Daniela Silva
13:00 Encerramento
quinta-feira, 16 de novembro de 2023
14 de Novembro: Dia Mundial e Nacional do Diabetes
O dia Mundial do Diabetes,
celebrado em 14 de novembro, foi criado em 1991 pela Federação Internacional de
Diabetes (IDF) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para reforçar a
conscientização a respeito da doença, principalmente para evidenciar a importância
da prevenção.
Para comemorar essa data o
CHVC (Complexo Hospitalar de Vitória da Conquista), promoveu uma ação
coordenada pela equipe do Laboratório e contou com a participação do NEP
(Núcleo de Educação Permanente), a Ouvidoria e Direção Administrativa.
A ação contou com medição de
glicemia capilar, acolhimento e orientação da população, promovendo a
conscientização e a prevenção acerca da doença.
terça-feira, 14 de novembro de 2023
GTH - Grupo de Trabalho de Humanização do CHVC
74º CBEn – Congresso Brasileiro de Enfermagem
terça-feira, 7 de novembro de 2023
Paliativismo Pediátrico e Neonatal: O que precisamos saber
Na tarde do dia 06 de outubro de 2023 as 17h foi realizada a palestra "Paliativismo Pediátrico e Neonatal: O que precisamos saber" ministrada pela Dra. Vanessa Cerqueira Pediatria e Paliativista. Estavam presentes fisioterapeutas do Complexo Hospitalar de Vitória da Conquista, Dra. Márcia Nascimento coordenadora e Preceptora do programa de Residência médica em pediatria, dos coordenadores de fisioterapia Marcos Bezerra, Ismael Alexandre e Robson Oliveira. Foram abordados os principais conceitos pertinentes a realização dos Cuidados Paliativos de modo global e mais preponderantemente na Pediatria e Neonatologia. Pela característica instigante do tema proposto o encontro foi marcado pela troca intensa de experiências dos profissionais presentes. Ficou claro a importância de discussões mais aprofundadas sobre o tema. Fica o agradecimento a palestrante e aos presentes pelo momento de grande construção para a melhoria do cuidado prestado aos pacientes assistidos no Complexo Hospitalar de Vitória da Conquista.
sexta-feira, 3 de novembro de 2023
UNACON promove OUTUBRO ROSA no CHVC
quarta-feira, 1 de novembro de 2023
Implantação da tecnologia AGHUse no CHVC
Em 2009, tendo como base o modelo de gestão no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e identificando no AGH a ferramenta para apoio às melhores práticas de gestão assistencial e administrativa, o Ministério da Educação (MEC) decidiu transferir o conhecimento do Clínicas para os 47 hospitais universitários (HU) que compõem sua rede. Posteriormente outros Hospitais e Estados da federação aderiram ao projeto de utilização da tecnologia.
O início do projeto AGHU também oportunizou ao HCPA a migração e atualização do antigo AGH para o atual sistema AGHUse, transformando uma solução interna em uma plataforma abrangente, moderna e registrada com a licença pública geral (GPL). Assim, o AGHUse se tornou um software livre, gerando resultados que caminham para a transformação da realidade da gestão da assistência à saúde no país.
Hoje, 31/10/2023, técnicos da SESAB vieram apresentar o programa e iniciar a implantação no CHVC.
SEGURANÇA DO PACIENTE CHVC
No dia 30 de Outubro de 2023, ocorreu no auditório do Hospital Geral de Vitória da Conquista uma educação continuada com a equipe de enfermagem do setor de Pediatria com a participação do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) para falar sobre a notificação de eventos adversos, as funcionalidades do NSP no Complexo Hospitalar de Vitória da Conquista e a importância da identificação do paciente.
A educação continuada visa à melhoria e a qualidade na assistência de enfermagem para o paciente sendo para os profissionais da saúde uma alternativa de aprendizado.