sexta-feira, 24 de novembro de 2023

DOAÇÃO DE ÓRGÃOS

No dia 22 de novembro de 2023, no Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), um jovem de 20 anos, vítima de traumatismo craniano, teve seus órgãos e córneas doados pela família, proporcionando uma segunda chance a outros na fila de transplantes.

O HGVC se dedica à captação de órgãos há 16 anos, destacando-se pelo comprometimento da Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos Para Transplantes (Cihdott) e da Organização de Procura de Órgãos (OPO). Essas equipes são referências pela região Sudoeste da Bahia na identificação de doadores e na coordenação logística para garantir a entrega oportuna dos órgãos aos receptores.

Com o apoio da Força Aérea Brasileira (FAB), o transporte aéreo foi necessário para o sucesso da operação. Os órgãos foram transplantados na Bahia, com córneas destinadas aos pacientes em Vitória da Conquista, e o coração seguiu para Brasília – DF, pois no momento não há receptor compatível no Estado, sendo disponibilizado para o Sistema Nacional de Transplantes (SNT).

A história desse jovem e sua família destaca a importância de conscientizar sobre a doação de órgãos. Dizer “sim” para a doação é um presente de vida para quem espera por uma segunda chance. A mensagem é clara: informe sua família sobre sua decisão de ser doador de órgãos e contribua para a continuação da vida de outros. Esses gestos são atos de amor e solidariedade, que oferecem esperança aos que precisam e aguardam na fila de transplante.

Ascom/HGVC

Nenhum comentário:

Postar um comentário