terça-feira, 28 de novembro de 2023

Hemoba celebra Dia Nacional do Doador de Sangue neste sábado (25)

 


A Hemoba comemorou neste sábado (25), o Dia Nacional do Doador de Sangue, em agradecimento aos voluntários pela iniciativa solidária de doar sangue. Na programação, tivemos um lanche diferenciado patrocinado pela nutrição do CHVC, e entrega de Cokies Tia Sônia (patrocínio), durante toda semana.

O colégio Modelo também enviou cartazes confeccionados por estudantes para decorar a unidade. 

No sábado, fizemos um sabadão Solidário, quando recebemos os grupos de doadores agendados previamente oriundo de instituições religiosas e entidades privadas, mas também grupos voluntários de outras cidades, como Ituaçu e Tanhaçu que vieram em uma van alugada especialmente para esse dia, além da comunidade local.

Ainda no sábado tivemos a presença da TV Sudoeste transmitindo a ação filmando e fazendo reportagem. Um cantor que animou a manhã de sábado, um bolo para a comemoração, além do lanche diferenciado com sucos e frutas e entrega de Naninhas, um brinde fornecido pela instituição Naninhas do Bem de Vitória da Conquista.

 Todo essa mobilização teve como objetivo agradecer aos doadores e mobilizar a população para a importância da doação de sangue. “É um dia importante para a Hemoba e todos os hemocentros do país, quando temos a oportunidade de agradecer aos voluntários a doação de sangue, que durante o ano nos ajudam a salvar vidas.

Os doadores de sangue são fundamentais para que a Hemoba cumpra a sua missão de atender a demanda por hemocomponentes das unidades hospitalares”,como pontuado por Dra Rivânia Andrade, diretora de Hemoterapia da Fundação.  

Segundo o Ministério da Saúde, 1,8% da população doa sangue de forma regular, número que fica um pouco abaixo dos 2% ideais definidos pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), mas bem atrás dos 3% a 5% registrados em países da Europa. As doações constantes são essenciais para atendimento de emergência, pessoas com doenças hematológicas variadas e câncer e para aquelas que se submetem a cirurgias eletivas de grande porte.

Com essa ação conseguimos um saldo de: 235 atendimentos e 190 bolsas coletadas, quando em média, nos dias normais, conseguimos coletar 65 bolsas de sangue por semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário