O Complexo Hospitalar de Vitória da Conquista (CHVC), iniciou a campanha "Novembro Azul" com o objetivo de alertar para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, o mais frequente entre os homens brasileiros depois do câncer de pele.
O mês de novembro é marcado pela campanha Novembro Azul, que tem como objetivo chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina, especialmente o câncer de próstata que é considerado a segunda doença que mais acomete os homens no mundo e a primeira que mais mata.
O intuito dessa ação foi promover uma escuta orientada para os ouvintes presentes e alertar para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, A única forma de possibilitar a cura do câncer de próstata é com o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou com 50 anos e sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA. Nós alunos e futuros enfermeiros sabemos que os homens possuem muita relutância em buscar informações e até mesmo falar sobre o câncer de próstata. Relata os estudantes Alexsandro, Beatriz, Fabrícia, Janine e Samara de uma instituição de ensino superior.
Muitos acreditam que a sua masculinidade será afetada pelo exame de toque retal. A realização desta atividade veio a contribuir não só para a formação acadêmica de nós estudantes mas também para a sensibilização desta população quanto à importância da realização de métodos preventivos, evitando agravos à saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário